quarta-feira, 2 de março de 2016

Conheça os benefícios do caqui

           


 O caqui rama forte está na lista de Dicas de Compras da Semana, entre outras frutas, legumes e verduras. Muito apreciado pelos brasileiros, esta fruta tem origem no Japão e China, onde é símbolo de riqueza e prosperidade, por sua cor que lembra o ouro.

Cultivado praticamente em todo o Brasil, o caqui se adaptou bem ao nosso clima tropical e subtropical. A época de colheita vai do final de janeiro até agosto, com o pico da safra entre março e maio.

O caqui rama forte é mais vermelho que os outros e possui consistência molinha. Ele possui fibras solúveis, que correspondem a 26% do total recomendado por dia pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e que retardam o esvaziamento gástrico, reduzem o colesterol e melhoram o controle glicêmico, prevenindo o diabetes. 

Além disso, possui bastante vitamina C, o equivalente a 66% da recomendação de ingestão diária em um único fruto. A vitamina C ajuda na produção de colágeno, prevenindo o envelhecimento precoce, melhora a imunidade e auxilia na absorção de ferro no organismo. Possui ainda vitaminas E, A, B1 e B2. 

É uma fruta rica em proteínas, cálcio, ferro e licopeno. Em média, cada 100 gramas de caqui tem 75 calorias. É rico também em betacaroteno, que atua como antioxidante e combate a formação de radicais livres. Devido à alta concentração de açúcar e frutose, razão pela qual deve ser consumida moderadamente, em especial por diabéticos. 

Na hora da compra, escolha os frutos que estejam livre de rachaduras, firme e com a coloração uniforme. A recomendação é consumi-lo in natura, ou seja, cru. Na geladeira, o caqui dura no máximo cinco dias. Quanto mais cedo o seu consumo, melhor.

Na hora de saborear o caqui, é importante lavá-lo com delicadeza, esfregando com as mãos, e colocar a fruta lavada em uma solução de hipoclorito de sódio (à venda em supermercados) por aproximadamente 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!