terça-feira, 29 de março de 2016

CeasaMinas organiza encontro internacional da Abracen

Objetivo é o de fortalecer as vendas em todas as Ceasas do país.
 
                        Panorâmica da CeasaMinas
             Imagem inline 1


O presidente da União Mundial dos Mercados Atacadistas (WUWM), o espanhol Manuel Estrada-Nora, estará na CeasaMinas em Contagem para participar do encontro nacional da Associação Brasileiras das Centrais de Abastecimento (Abracen)-edição Minas Gerais. O evento acontecerá nos dias 31/3 e 01/04. Durante o evento, Manuel Estrada-Nora vai fazer uma palestra sobre geração de receitas em entrepostos atacadistas.

“Podemos descrever o negócio de nossas Ceasas como de locatários de espaço, mas o problema é que esse espaço tem uma limitação física que não podemos exceder. Onde nós podemos nos expandir é na prestação de novos serviços ou em fazer melhor o que já prestamos atualmente”, diz Manuel Estrada-Nora.

“É necessário pensar em nossos clientes e nos clientes de nossos clientes e não só com a vista no presente, mas também em longo prazo, vários anos à frente”, também destacou o espanhol.

O encontro terá inicio no dia 31/3, com uma visita ao Barracão do Produtor do município de Nova União (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte Os Barracões dos Produtores são locais onde é realizado o beneficiamento de frutas e hortaliças. Nova União é um dos grandes fornecedores de banana nanica de Minas Gerais. Somente em 2015, foram ofertadas 11.832 toneladas, o que representa 20,7% do total vendido na CeasaMinas.

Em seguida, à tarde, será realizada uma assembleia interna dos representantes das Ceasas ligadas à Abracen, no Hotel San Diego Suítes Pampulha. A programação do dia será encerrada com uma solenidade de posse da nova Diretoria da Abracen

Já na sexta-feira, 01/4, está prevista pela manhã visita técnica ao entreposto de Contagem, seguida de um Encontro Técnico no auditório do Minas Bolsa, na própria CeasaMinas. O encontro será aberto com a palestra de Manuel Estrada-Nora. Para encerrar o evento, estão previstos ainda dois painéis. Um deles será sobre o processo de banco de caixas plásticas para acondicionar frutas e hortaliças e o outro vai apresentar as experiências dos barracões dos produtores de Nova União (MG) e Onça do Pitangui (MG), este último

Ações recentes

A Abracen tem se esforçado para desenvolver o abastecimento alimentar no Brasil. Um dos resultados desse esforço é o Guia de Boas Práticas dos Mercados Brasileiros, que visa garantir segurança e qualidade sanitária através de um documento onde estão descritos as atividades e procedimentos para as empresas que produzem, manipulam, transportam, armazenam e/ou comercializam alimentos.

A Abracen realizou, em parceria com a Unicamp, o primeiro Curso de Extensão em Abastecimento e Segurança Alimentar nos Mercados Atacadistas. A primeira turma foi composta por representantes de 11 Ceasas de todo o Brasil, além de quatro empresas.

Outro passo importante dado pela Associação foi a conclusão do Plano Nacional de Abastecimento (PNA) e sua entrega ao Ministério da Agricultura. O PNA tem a intenção de formar e modernizar um sistema integrado com diversas centrais de abastecimento em todo o país. O documento aborda assuntos como relações contratuais, parcerias público-privadas, orientações técnicas a produtores rurais e métodos de operação dos mercados atacadistas.


RAIO X DA CEASAS LIGADAS À ABRACEN
27 Ceasas filiadas
10 mil Empresas instaladas
200 mil Empregos diretos
Valor comercializado (R$) anual de 17 bilhões
Quantidade ofertada (toneladas) anual de 15,5 milhões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!