quarta-feira, 30 de março de 2016

CeasaMinas: crise muda hábitos da população

Por Jorge Lopes
                
              

A alta dos preços, principalmente dos alimentos importados, vem provocando a mudança, como constata estudo econômico elaborado pela central de abastecimento mineira. E com base nesse estudo, o CEASACOMPRAS.com aponta as maiores altas ocorridas entre janeiro e fevereiro de 2016.

Todos os meses a CeasaMinas divulga estudo econômico sobre o preço médio e a movimentação de produtos, num total de 162 variedades de hortifrutigranjeiros, que respondem por 72% do que é comercializado em seus mercados. Os produtos ofertados tem origem em regiões produtoras localizadas em 531 municípios do país. Como falamos, eles analisam, mês a mês, os preços e a variação de mercadorias. No último levantamento, o estudo faz um alerta importante sobre a mudança dos hábitos alimentares por conta da crise econômica que se abateu no Brasil:  
.."O   consumo   de   alimentos,   pela sua natureza essencial, é bastante inelástico em  relação  à  renda  das  pessoas.  No presente momento de depressão econômica, entretanto, é  razoável   se esperar um  processo  de  substituição  de consumo  de  alimentos  mais  nobres  e caros  por  outros  mais  baratos.  Pela  sua característica, pode-se esperar uma redução da demanda por Frutas Importadas em tempos  de  recessão  econômica.  O  câmbio,  por  sua  vez  prossegue  encarecendo  e restringindo  as  importações.  A  cotação  da  moeda  americana  evoluiu  41%  em relação a fevereiro de 2015 e recuou 2% relativamente a janeiro último. O preço da Pêra Importada prosseguiu elevado e a oferta (817 ton.) se recuperou"...

Mas não só os produtos importados que tiveram seus preços elevados, alguns alimentos produzidos aqui sofreram altas exageradas entre janeiro e fevereiro, e no período de um ano, aponta a CeasaMinas.  Acompanhe a relação:

Hortaliças que tiveram mais altas de preço:

Abóbora moranga (+24,29%)
Chuchu (+ 71,49%) - depois de uma queda de 49,48% em um ano;
Pimentão (+63,04%)
Berinjela (+88,61%)
Cenoura (+48,51%) - sofreu aumento de preços de 89,97% em um ano;
Alho importado (+2,34%) - sofreu reajuste de 92,29% nos preços. no período de um ano;

FRUTAS

Laranja Pêra (+ 4,90%)
Melancia (+5,79%)
Banana Prata (+2,77%)
Maçã (+28,67%) - sofreu reajuste de 62,35% no seu preço em um ano;
Abacaxi (+ 11,83%)
Manga (+ 25,61%)
Mamão Formosa (+21,48%) - subiu 74,47% em um ano;
Mamão Havaí (+17,71%) - subiu 54,89% no período de um ano.

OVOS

Ovos de granja (+27,45%) - subiu 18,70% no período de um ano.
Em relação ao preços dos ovos, segundo o estudo da CeasaMinas,  além das altas verificadas em março por conta da demanda de Páscoa, se deve também aos preços dos insumos das granjas. No caso do milho, que subiu 54%, e do farelo de soja, 23%.  Isso impactou no preço final dos ovos, no atacado e consequentemente, no varejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!