sábado, 17 de outubro de 2015

Sirha 2015 : Chef alagoana é a vencedora do Bocuse D'Or Rio

                        

Evento internacional, que pela primeira vez é realizado no Brasil, chamou a atenção de mais de 9 mil visitantes.

Em tempos de Rio olímpico, uma outra disputa chamou a atenção dos cariocas nos últimos dois dias. Os olhos da gastronomia estiveram voltados para a eliminatória do concurso Bocuse D'Or, a Copa do Mundo do setor, no Centro de Convenções Sulámerica, no Rio. A jovem chef Giovana Grossi, de 23 anos, venceu a etapa brasileira e garantiu uma vaga para a seletiva no México. Em segundo lugar, ficou Gabriel Daniel, de São Paulo, e em terceiro Bruno Rappel, do Distrito Federal. A premiação foi entregue na tarde desta sexta-feira (16), no Rio.

"Fiquei intimidada no início, afinal todos os chefs concorrentes são mais velhos. Mas estou muito feliz com a vitória", disse a chef que é de Maceió e estudou por quatro anos na Europa.

O treinador de Giovana, o chef Erik Nako disse que a aluna é aplicada. "Giovana se dedicou muito. Ela voltou da Europa só para participar do concurso e estava há meses treinando, com muita disciplina", disse Nako.

Os finalistas foram Willians Halles (RJ), Gustavo Maragna (DF), Filipe Rocha, Giovanna Mayer (AL), Alex Sotero (SP), Bruno Rappel (DF), Camilo Portugal (RJ) e Luiz Filipe de Azevedo (SP). Giovanna apresentou as receitas arroz cremoso de alcatra com ora pro nóbis e acerola e pescadinha com nhoque de chuchu, creme de milho, manjericão e queijo coalho. Miolo de alcatra com ora pro nóbis e pescadinha com chuchu eram os ingredientes obrigatórios pelo regulamento do concurso.

O júri, presidido por Alex Atala, era composto por Roberta Sudbrack, Emmanuel Bassoleil, Tsuyoshi Murakami, Pascal Jolly, Didier Labbé, Paolo Lavezzini, André Soares e Fred Frank.

"O Brasil precisa ficar atento e ver o quanto a gastronomia cresceu por aqui. São Paulo e Rio receberam os jurados do Guia Michelin. Agora, tivemos uma eliminatória do Bocuse no Rio. Somos nós e o México. O nível dos candidatos é altíssimo", disse Alex Atala.

Emocionado, Claude Troisgros chorou ao ver a emoção da plateia que torcia para os seus favoritos. "Cozinhei com o Bocuse, que criou o concurso. Estou muito emocionado", disse Claude.

Mais de 9 mil visitantes passaram pelo Sihra Rio, com cem expositores do ramo da gastronomia. Devido ao sucesso do lançamento, a companhia francesa GL events, responsável por trazer o evento para o Brasil, confirma uma segunda edição da feira para 2016, prevista para os dias 04, 05 e 06 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!