quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Espírito Santo prepara sua floricultura para os próximos 15 anos

                            

Ceasa capixaba discutiu cenário da floricultura, dentro de projeto denominado Pedeag 3, no município de Santa Teresa. Na forma de oficina, são aplicados questionários técnicos que servirão de base para o planejamento de ações voltadas para o desenvolvimento do setor.

Produtores rurais e representantes da floricultura e de cooperativas agrícolas participam da oficina do Pedeag 3 que vai discutir os desafios e as oportunidades do setor para os próximos 15 anos. O encontro aconteceu nessa terça-feira (29/9), no auditório do Museu de Biologia Professor Mello Leitão. Durante a oficina, os participantes poderiam acompanhar um panorama do setor no Estado e apresentar sugestões e contribuições para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva.

Nestas oficinas também são aplicados questionários técnicos que servirão de base para o planejamento de ações voltadas para o desenvolvimento do setor. Do atrativo turístico à rentabilidade, da geração de emprego e renda às políticas de sustentabilidade. Esses e outros assuntos estarão no foco das discussões. O cultivo de flores para venda aumentou no Espírito Santo nos últimos anos. O setor está presente em 17 municípios e já movimenta mais de R$10 milhões por ano, gerando aproximadamente 8 mil empregos.

Pedeag 3
O Pedeag 3 é principal ferramenta de planejamento do setor agrícola do Estado. Até novembro serão realizadas 52 oficinas de trabalho sobre as principais cadeias produtivas do agronegócio capixaba, que servirão de base para a formulação de um plano de ação para os próximos 15 anos. As oficinas também estão discutindo temas transversais, como capital humano, tecnologia e capacidade de inovação, organização da produção, logística e comercialização, dentre outros.

O primeiro Pedeag foi elaborado em 2003, a partir de uma iniciativa pioneira na história recente da agricultura capixaba. Logo o Pedeag se transformou na principal ferramenta de planejamento do setor agrícola do Estado. Em 2008, a Secretaria de Estado da Agricultura elaborou o Novo Pedeag, mantendo as linhas e diretrizes da primeira versão, mas aprofundando a visão estratégica por culturas e regiões capixabas. O Pedeag 3 irá reunir os avanços obtidos nas duas versões anteriores do Plano, com uma abordagem centrada na inovação, no empreendedorismo e na sustentabilidade.

Site do Pedeag 3
Além de participar dos debates presenciais nas mais de 50 oficinas de trabalho do Pedeag 3 produtores rurais e representantes das diversas cadeias produtivas do agronegócio capixaba têm à disposição mais uma ferramenta interativa para ajudar na construção do planejamento estratégico do setor: o site do Pedeag 3: www.pedeag.es.gov.br, que permite, entre outras funções, que os internautas apresentem sugestões e contribuições para o desenvolvimento dos principais arranjos produtivos da agropecuária do Estado.

O site do Pedeag 3 reúne informações sobre as oficinas de trabalho e permite que o internauta confira o calendário de oficinas por temas e municípios. Há também uma apresentação sobre o Pedeag 3, com seus objetivos e metas, além de notícias e fotos.

Um dos destaques é o espaço interativo onde é possível ter acesso às apresentações técnicas com o panorama dos diversos setores do agronegócio capixaba. Na aba “Oficinas” também é possível ter acesso às principais sugestões apresentadas durante os debates realizados nas oficinas. Isso porque a Seag quer conhecer a opinião daqueles que, por algum motivo, não puderam comparecer às reuniões. Por essa ferramenta, é possível eleger duas sugestões ou selecionar uma e enviar uma nova sugestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!