terça-feira, 20 de outubro de 2015

Pimentas: opção para dar novos sabores aos pratos

                              

 
Amarelas, verdes, vermelhas, laranjas... Chamativas, cheirosas e de todas as cores, as pimentas são, para muitas pessoas, parte essencial das refeições. Para ajudar os apreciadores dessa iguaria a conhecer mais sobre os diversos tipos de pimenta, a Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira (SECQH) da CEAGESP preparou um guia especial sobre o assunto.

Há mais de 15 variedades de pimentas no catálogo, classificadas de acordo com a época da safra e a Escala de Scoville. Criada em 1912, essa escala mede o grau de ardência de cada espécie através de um processo de diluição do sumo e vai de 0 a 5 milhões. 

Atravessando o Mercado Livre do Produtor (MLP) do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na altura da coluna 10, o cheiro das hortaliças ganha um toque a mais de refrescância. É lá que fica o Akira Pimentas (11 9 9633-3593), comércio que há mais de 10 anos oferece quase 30 variedades destas ardentes especiarias. 

Banca Akira Pimentas

Com preços que variam entre R$10 e R$80 a caixa (que contém de 1 a 1,5kg), a banca tem como carro-chefe pimentas como dedo-de-moça e malagueta, bastante conhecidas do público. Keila Kagohara, que trabalha há 6 anos no ramo, explica que o consumo de pimentas vem se tornando cada vez mais popular. "Hoje, as pimentas ardidas estão na moda, então o pessoal procura bastante estas variedades".

Para quem ainda não está acostumado com os sabores fortes, a dica é começar pelas clássicas como a dedo-de-moça, que é pimenta mais fraca entre as de maior ardência. Já quem busca uma experiência mais ousada pode optar pela Scorpion, considerada a mais forte pela vendedora.

Quem procura variedades mais suaves pode optar pela Bico Doce, recomendada para o preparo de saladas e canapés, ou pela Cheiro Doce, que vai bem com o sabor de carnes brancas. Estas pimentas tem apenas uma leve ardência, e por isso não são indicadas para o preparo de conservas.

O Guia de Pimentas do SECQH pode ser adquirido gratuitamente na sede do departamento, no ETSP. Já as especiarias podem ser encontradas na Akira Pimentas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 8h às 16h, e às terças e sextas-feiras, das 11h às 16h.

Fonte: Ceagesp  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!