sábado, 17 de outubro de 2015

Sirha 2015 : Bocuse D'Or é o grande destaque do segundo dia da feira

                      
    
Por Paula Pizzi/ Especial CeasaCompras.com

O segundo dia do Sirha foi marcado pela emoção da Copa do Mundo dos grandes chefs: o Bocuse D’Or, considerado o mais prestigioso concurso culinário do mundo para profissionais da alta gastronomia. Presidido no Brasil por Laurent Suaudeau, contou com uma constelação de chefs nacionais e internacionais no júri. 

Presidido por Alex Atala, o corpo de jurados composto por Roberta Sudbrack, Emmanuel Bassoleil, Tsuyoshi Murakami, Pascal Jolly, Didier Labbé, Paolo Lavezzini, André Soares e Fred Frank ganhou a presença internacional do norueguês Geir Skeie, vencedor do Bocuse D’Or 2009, que vai eleger o melhor commis (assistente do chef) na final de amanhã. Ainda entre as estrelas internacionais, o presidente de honra do concurso, Jérôme Bocuse, discípulo e filho de Paul Bocuse, fundador da competição. “Sinto-me muito emocionado de ver o carinho e a emoção do público com o concurso que meu pai fundou há 28 anos e com todo o legado dele”, diz Jérôme ao ver a vibração das pessoas a cada etapa das 5h35min para a execução dos dois pratos do regulamento. 

Quatro dos oito chefs finalistas apresentaram seus pratos.

Foram eles:

1)  Willians Halles (RJ) – coach Rolland Villard,

2)  Gustavo Maragna (DF) – coach Filipe Rocha,

3)  Giovanna Mayer (AL) – coach Erik Nako,

4)  Alex Sotero (SP) – coach André Luiz Moreira,

As duas receitas tinham obrigatoriamente que conter os ingredientes miolo de alcatra e ora pro nóbis, no prato de carne; e pescadinha com chuchu, no prato de peixe. O prato de peixe foi apresentado numa louça especialmente desenvolvida pela Vista Alegre. Já a carne, teve bandejas de prata da St. James criadas para a apresentação. 

O chef Laurent Suaudeau pediu que as bandejas fossem feitas com elementos característicos brasileiros, preservando um design clean que não interferisse nas criações dos participantes. A bandeja é feita de freijó, uma madeira típica da Amazônia, com extração sustentável, ao redor de uma base lisa de prata, em formato que lembra a moldura de um quadro. “A ideia é que os pratos criados sejam apresentados em destaque, como uma verdadeira obra de arte, em uma superfície com reflexo, fazendo um paralelo entre gastronomia, arte e design”, explica Laurent. 

Os pratos rapidamente tornaram-se as maiores estrelas do dia, com a plateia composta por estudantes, chefs e empresários do setor vibrando a cada apresentação.

“Fiquei muito bem impressionado nesse primeiro dia. Todos os candidatos têm muita capacidade de vencer, exploraram muito bem a técnica e usaram os ingredientes brasileiros de forma maravilhosa”, avaliou o chef Alex Atala.

Tenências

Outro ponto alto do dia foi o World Cuisine Summit, conferência apresentada pelo mago das tendências, o francês Frédéric Loeb. Ao lado dos especialistas Pedro De Lamare, presidente do SindRio; Andrea D’Egmont, jornalista e pesquisadora de gastronomia; Ricardo Castilho, sócio-proprietário da revista Prazeres da Mesa; Janyck Daudet, CEO do Club Med Brasil; e Fernando Sá, CEO do Grupo Troisgros Brasil, apresentou e debateu sobre o futuro da gastronomia. “O futuro da gastronomia está aqui, na América Latina, no Brasil”, afirmou Loeb, que acredita que o país tem ingredientes, técnicas e profissionais qualificados para crescer ainda mais.

Já Andrea D’Egmont, aposta na ideia, compartilhada por Loeb, de que são os restaurantes que ditam o que será consumido na mesa do brasileiro, assim como as passarelas de alta costuram determinam a moda de cada estação. “Hoje vemos a pupunha sendo consumida em casa, e esse ingrediente antes só víamos em restaurantes. Eles lançam a ideia, apresentam o novo sabor, que se dissemina tanto domesticamente quanto para o exterior”.

Novação & Gastronomia

No auditório do salão, Sebrae/RJ, patrocinador do evento, trouxe inovações e soluções de negócios para os profissionais do setor de alimentação com o I Congresso Sebrae de Inovação na Gastronomia. Hoje, os temas abordados foram: “Redução de Desperdício e Aproveitamento Total dos Alimentos”, com a professora Ana Maria Gonçalves, Coordenadora de Nutrição e Gastronomia do IBMR; “Hospitalidade: inovação no atendimento ao cliente”, com Jayme Drummond, sócio-diretor do Grupo Monteiro Drummond e proprietário do restaurante Laguiole (RJ); “Tendências nacionais e mundiais da Gastronomia”, com Rosa Moraes, Diretora de Hospitalidade e Gastronomia da Rede Laureate no Brasil; e “O que não deve faltar nos melhores cardápios dos restaurantes brasileiros?”, com a crítica de gastronomia do jornal O Globo, Luciana Froes.

No espaço Senai, Cesar Kayat Bedran, economista da instituição, comandou a conferência com o tema “Comportamento de consumo nas padarias brasileiras”.

Sobre o Sirha

O Sirha é hoje o evento de referência do setor de gastronomia e hotelaria na Europa e no mundo, reunindo a cada dois anos cerca de 189 mil profissionais do setor e 3045 expositores e marcas internacionais na cidade francesa de Lyon. Desde 1983, ano de sua criação em Lyon, o Sirha é dedicado a levar soluções e inspiração, e apresentar e discutir tendências com profissionais de mercado que estão concebendo o futuro dos serviços de alimentação.

Como parte de seu desenvolvimento internacional, após Sirha Genebra, Sirha Budapest, e Sirha Istambul e Sirha México é lançado o Sirha Rio, o primeiro evento do porte a ser realizado no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Acontece de 14 a 16 de outubro no Centro de Convenções SulAmérica, com 93 expositores e marcas brasileiros e internacionais, e mais de dez mil visitantes.

O grupo GL events, líder mundial no setor de eventos, é o responsável por trazer o Sirha ao Brasil através de seu braço local, a Fagga. Hoje, o faturamento da GL events é de cerca de um bilhão de dólares por ano, e a empresa conta com mais de quatro mil colaboradores em todo o mundo.

No Brasil, Claude Troisgros foi o nome escolhido como Presidente do Sirha Rio, enquanto Laurent Suaudeau está à frente do concurso Bocuse D’Or e Philippe Brye preside a Coupe du Monde de la Patisserie. Frédéric Loeb, especialista tendências gastronômicas, apresenta o Sirha World Cuisine Summit, painel com as principais previsões para o setor.

Em sua última edição em Lyon, em janeiro de 2015, o Sirha teve a presença de mais de 19 mil chefs, em 130 mil m² de pavilhão, com 3.045 expositores e marcas e mais de 189 mil visitantes profissionais vindos do mundo inteiro.

O Sirha no Rio trará uma oferta completa e inovadora para seduzir os dez mil visitantes profissionais que são esperados: 93 expositores e marcas de produtos e serviços, fornecedores de hotelaria e alimentação, desde produtos alimentícios e bebidas, equipamentos de cozinha, artes da mesa, decoração, produtos regionais brasileiros, e empresas estrangeiras presentes no Brasil pela primeira vez.

Patrocinadores

O Sirha é patrocinado pelo Sebrae, Senai, SindRio, a Arcofoods é a distribuidora oficial, a IBMR Laureate é o Centro Universitário Oficial, Othon Palace o hotel oficial e a Rubaiyat carne oficial. Entram com apoio institucional a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e o Guia do Profissional de Hotelaria e Restaurantes (GPHR). Como apoio, o evento conta a Revista Prazeres da Mesa, o Embarque na Viagem, a Vista Alegre e a Saint James. Como apoio de mídia, a Foodservice Consultants Society International (FCSI), a Hotel Management, a Les Toques Blanches du Monde.  

Para o Bocuse d’Or, marcas como Intellikit (Master), Pommery, (Gold), Staub, Nestlé Pro, São Lourenço, Chef Estrela (bronze) patrocinam do concurso. Vista Alegre e Saint James fornecerão a arte da mesa.

Para a Coupe du Monde de la Pâtisserie, Cacau Show, Intellikit (Master), Kenwood e União patrocinam.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!