sábado, 10 de outubro de 2015

Lançado Plano de Safra da agricultura familiar no Rio de Janeiro

                              

Dois terços dos municípios têm na atividade sua principal geradora de recursos.

O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, representando o governador Luiz Fernando Pezão, participou nesta terça-feira, (6/10) na Alerj - Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, do lançamento do Plano de Safra da Agricultura Familiar, pelo Ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias.

O ministro do MDA anunciou a disponibilização de R$ 150 milhões, para oferta de crédito ao segmento, representando um aumento de 10,6% em relação a safra anterior. A previsão é de que sejam fechados sete mil contratos no estado, por meio do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar.

Na ocasião, Christino Áureo destacou a importância da agricultura familiar no estado.

- No nosso estado, mais de 93% dos nossos agricultores são familiares. Temos um interior forte que não para de crescer. Dos 92 municípios, 61 não estão entre os produtores de petróleo, não são metropolitanos, não figuram na lista dos prestadores de serviços e nem estão numa rota de desenvolvimento logístico ou industrial. Ou seja, dois terços dos municípios fluminenses têm na agricultura familiar sua principal atividade geradora de recursos - frisou.

O secretário ressaltou, ainda, a necessidade do estado ser apoiado pelo ministério, com maior oferta de recursos à extensão rural, já que a Emater-Rio hoje arca sozinha com os investimentos, e com programas como Rio Rural e Estradas da Produção.

Em seu discurso, o ministro Patrus Ananias, explicou que os dois grandes objetivos do MDA nos próximos anos serão garantir o assentamento de todas as famílias acampadas no Brasil e promover o desenvolvimento em todos os cantos e recantos da agricultura familiar brasileira.

O presidente da Comissão da Agricultura da Alerj, deputado João Peixoto, lembrou que a agricultura familiar vem contribuindo de forma efetiva na economia nacional, ampliando a geração de empregos e produzindo alimentos saudáveis e com valor agregado. Participaram da cerimônia secretários municipais, deputados, prefeitos e produtores, entre outros representantes do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!