segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Arroz: plantio começa e deve ocupar área menor

                            

Rio Grande do Sul produz quase 70% do arroz consumido no Brasil. A saca de 50 quilos está cotada em R$ 40. Na safra passada era vendida a R$ 35. Prepare o bolso, diante dessa radiografia, tudo indica que o preço ao consumidor subirá nos próximos meses. Chuvas e muita água devem prejudicar áreas de cultivo.

Nas lavouras o trabalho é de sol a sol. Depois de duas semana de muita chuva, os agricultores aproveitam o tempo seco para fazer o plantio do arroz.
 
Em uma lavoura de Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, o agricultor Décio Detone conseguiu iniciar a semeadura na época recomendada. “Havendo alguns dias mais de tempo bom, nós vamos avançar bastante no plantio, em torno de oito, nove por cento por dia, em 15 dias a gente consegue plantar toda área”, explica.

A fronteira oeste é a região mais adiantada e também a que concentra a maior parte da produção do estado. Mais de 20% da área já foi semeada.

As boas condições do clima dos últimos dias contribuíram para o trabalho no campo.

Se o tempo colaborar, o plantio deve encerrar na segunda quinzena de novembro.

Além das chuvas, outra preocupação dos produtores é com a alta do dólar. De acordo com o Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), a área plantada será 5% menor em relação ao ano passado, mas mesmo assim vai chegar a 1,8 milhão de hectares.

“Não é uma área que vai comprometer o mercado interno e externo, já que o Brasil é um grande operador de mercado externo de arroz hoje em dia. Eu não acredito que esse retrocesso em área vá prejudicar”, declara Ivo Mello, coordenador regional do Irga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!