domingo, 25 de outubro de 2015

Granizo destrói um dos maiores produtores de tomate do país

                            

Produção de tomates teve prejuízo de 90% em Sumaré, após chover granizo. Colheita estava na época e caixas seriam comercializadas em todo o Brasil. Por conta disso preços ficarão mais caros  ao consumidor nos próximos dias, informa o G1 de Campinas.

A chuva de granizo que atingiu Sumaré (SP) nesta semana arrasou 90% da produção de tomate do município. Segundo o presidente da Associação dos Agricultores e Pecuaristas do município, Marcos Ravagnani, 1 milhão de pés, que estavam no ponto de colheita e forneceriam tomates para todo o Brasil, foram destruídos.

"A região que estaria abastecendo o Brasil agora seria a nossa, de Mogi Guaçu (SP) e o sudeste do estado. Mas, Sumaré não vai ter o que ofertar", alerta Marcos Ravagnani.

"Tomate é sazonal, tem uma região que acaba e outra começando. A região que estaria abastecendo o Brasil agora seria a nossa, de Mogi Guaçu (SP) e o sudeste do estado. Mas, Sumaré não vai ter o que ofertar, já que sobrou só 10% de produtos para colher", explica.

De acordo com Ravagnani, os produtores do município esperavam ter lucro com a colheita, já que o preço do tomate estava bom. Eles pretendiam, com a safra, amenizar os prejuízos anteriores.

"Foi a pior situação que tivemos. Para o produtor, essa colheita ia ser muito importante, porque as lavouras estavam muito boas e o preço estava bom. Com esse lucro, todo mundo ia amenizar prejuízos passados, mas, no fim, acabou aumentando", afirma.

Tristeza

O produtor Adalberto de Freitas, que planta tomate há 30 anos, disse que nunca viveu uma situação como essa na lavoura.

“Para nós que somos agricultores é triste. Hoje estou vendo minha vida ter uma reviravolta”, desabafa.

Demissões

Ravagnani destaca, ainda, que, sem tomate para colher, os produtores de Sumaré vão ser obrigados a dispensar os trabalhadores das lavouras.

"Aí, dispensa todo mundo que ia trabalhar, e vai afetar até o comércio daqui da região. Serão afetadas cerca de 200 famílias, além dos fornecedores e dos prestadores de serviços", pontua.

Tomate mais caro

Segundo o presidente da associação, com os estragos no momento da colheita, o tomate deve ficar mais caro para o consumidor nos próximos dias.

"A caixa de tomate estava R$ 50 antes da chuva. Agora, vai para R$ 80 e deve aumentar ainda mais, porque não vai ter tomate no mercado", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!