quarta-feira, 13 de abril de 2016

Saúde: tenha os alimentos funcionais ao seu alcance

Alho e cebola controlam a pressão arterial, frutas vermelhas estimulam o sistema imunológico. Esses são alguns exemplos.

  
                 

Os alimentos funcionais são importantes na manutenção do organismo e estão associados à diminuição do risco de ter câncer e diabetes. A sardinha, a soja, e as frutas vermelhas são alguns exemplos de alimentos que têm essas funções. Veja mais sobre algumas da propriedades e benefícios desses e outros produtos da categoria.

A soja e seus produtos derivados como leites ou carnes do grão, contém proteínas que agem na redução do colesterol.

Alguns peixes como a sardinha, salmão, atum e anchova são muito ricos em ômega 3, elemento ligado ao bom desenvolvimento do cérebro.

 A maçã, o manjericão e o caju são outros produtos que trazem bons resultados se consumidos com regularidade. Eles são reconhecidos cientificamente por seus antioxidantes, que agem protegendo o organismo contra doenças degenerativas. 

As frutas vermelhas como cereja, amora e a framboesa têm em comum a catequina, propriedade que estimula o sistema imunológico e também é antioxidante. O tomate, a goiaba e o pimentão vermelhos, e a melancia, são fontes de licopeno, e têm ações similares às das frutas vermelhas.

Os cereais como a aveia, e o centeio; e as leguminosas feijão, soja e ervilha tem fibras solúveis e insolúveis, que agem respectivamente no controle da glicemia e melhora do funcionamento intestinal.

O alho e a cebola são aliados para se controlar a pressão sanguínea, pois possuem alílicos, que também reforçam o sistema imunológico.

Evitar ingerir frituras e processados é uma alternativa junto ao consumo regular de alimentos funcionais, de ter uma saúde melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!