quinta-feira, 7 de abril de 2016

Ceasas brasileiras querem mais receitas e fidelização

Criar novas formas de manter os clientes e também de oferecer novas oportunidades, como alimentos pré-cozidos, por exemplo, são algumas das saídas discutidas.

                            Produto Maria Honos (ES)
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Como gerar novas receitas nas centrais de abastecimento? Responder a essa pergunta foi o objetivo da palestra de Manuel Estrada-Nora durante o Encontro Nacional das Centrais de Abastecimento (Abracen) – Edição Minas Gerais, realizado na CeasaMinas nos dias 31/03 e 01/04. Manuel é presidente da WUWM, a União Mundial dos Mercados Atacadistas. Durante sua apresentação, ele citou a experiência das centrais de abastecimento espanholas.

“O aluguel é a principal receita das Ceasas. Nossa matéria prima são os metros quadrados que temos. Mas no mercado de Barcelona, por exemplo, não há mais espaço. Se nós não temos espaço, temos que pensar em outras formas de ganhar dinheiro. E essa forma é o serviço. Ou seja, deixamos de oferecer espaço e passamos a oferecer valor por serviço”, conta Manuel.

Para conseguir isso, o mercado espanhol elaborou um plano estratégico. Nos entrepostos onde ainda havia espaço, por exemplo, procuraram a ocupação máxima. “Antes, esperávamos os interessados nos procurarem. Agora, corremos atrás de novos interessados”, afirma. Para aumentar a receita, os espanhóis também começaram a ofertar novos serviços. “Começamos a produzir e a vender gelo para atender a uma demanda que identificamos”, exemplifica.

O plano estratégico também incluiu redução de gastos, por meio da inclusão de novas fontes energéticas, renegociação de contratos com fornecedores e redução de pessoal. “Os recursos humanos representam 27% dos nossos gastos. Mas não queríamos demitir funcionários. Então nossa ideia foi reduzir a quantidade de horas extras e não repor a saída de aposentados”, detalha.

Por último, Manuel cita a importância da fidelização dos clientes. Para isso, ele diz ser preciso melhorar a competitividade dos comerciantes que atuam nas Ceasas, o que pode ser feito, por exemplo, com a internacionalização da comercialização e inclusão de produtos de valor agregado, como alimentos pré-cozidos, em embalagens mais cômodas e com qualidade gourmet.

Comando da Abracen
O presidente da CeasaMinas, Gustavo Fonseca, foi eleito presidente da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen). Ele vai ficar no cargo até o ano que vem, quando serão feitas novas eleições. Em seu discurso de posse, ele destacou que pretende ampliar a segurança alimentar com produtos de qualidade, respeito ao meio ambiente e também preço justo. Gustavo fez questão ainda de agradecer o apoio de seus familiares e dos empregados da CeasaMinas.

“Hoje a Abracen reúne 27 Ceasas filiadas, onde estão 10 mil empresas instaladas, que geram 200 mil empregos diretos”, afirmou o presidente Gustavo.

Uma das autoridades presentes à cerimônia de posse foi Arno Jerke, diretor do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Segundo ele, o Plano Estratégico do Ministério está dando mais destaque ao comércio atacadista de alimentos. “O Governo Federal é o maior parceiro das Ceasas”, diz ele acrescentando que é muito importante estabelecer parcerias de três lados, envolvendo o próprio Ministério, a Abracen e a Conab.

O presidente da Conab, Igo dos Santos, destacou que as Ceasas respondem por 50% do comércio de hortigranjeiros no país. E a expectativa dele é que essa porcentagem aumente ainda mais nos próximos anos, já que a Conab quer incentivar os integrantes da agricultura familiar a comercializarem nos entrepostos. “Hoje as Ceasa operam 16 milhões de toneladas de alimentos a cada ano. Queremos aumentar para 30 milhões até 2018”, afirma ele.

Já o Secretário de Agricultura Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz, ressaltou que a Abracen será parceira do Conselho Nacional das Secretarias de Agricultura, que é presidido por ele. “A parceria vai servir para o Brasil inteiro.

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