sexta-feira, 18 de maio de 2018

Abóbora paulista, uma delícia no inverno

                    Resultado de imagem para Abóbora paulista

A abóbora paulista, que tem formato comprido, pode ser usada em refogados, sopas e doces. É a mais fácil de descascar, porque sua casca é bem mole, se comparada como as outras variedades, como a cabochá ou mesmo a moranga. A produção é de março a agosto. Nas centrais de abastecimento da Região Sudeste o preço por quilo está em torno de R$ 1,60.

O consumo de abóboras pode diminuir o nível de colesterol no organismo. Por ser baixa em caloria, também é indicada para quem faz restrição de calorias, pois possui apenas 25 calorias por 100 gramas de consumo. É rica em carboidratos e fibras alimentares, sendo uma boa fonte de vitaminas A, B, C, E e K, além de minerais, como o ferro, o cálcio, magnésio, fósforo, manganês e zinco.

Seus benefícios não param por ai. As abóboras apresentam baixo índice glicêmico, auxiliam na produção de insulina e curam os tecidos pancreáticos o que pode beneficiar pessoas que sofrem de diabetes. Também possui propriedades que ajudam a prevenir o câncer da mama, do colo do útero, de pulmão, do cólon e cancro da pele, pois são ricos em antioxidantes, especialmente os carotenoides, que ajudam no combate ao metabolismo das células cancerígenas.

A chegada do outono, com seus ventos mais frios e tardes mais curtas nos convida a querer pratos quentes e saborosos, que aqueçam não só o corpo mas também o espírito, não é verdade? 

É por isso que os ensopados são uma ótima pedida, pois além dos alimentos propriamente ditos usados em seu preparo, indiretamente nos faz ingerir líquidos, o que muitos acabam se esquecendo de fazer, causando desidratação no organismo. Ao se ingerir a sopa, estamos colocando para dentro do nosso corpo também muita água, que é essencial para o bom funcionamento de todos os sistemas vitais do ser humano.

Receita suculenta

O primeiro é muito rico em fibras, antioxidantes e apresenta a vantagem de ser pouco calórica (25 kcal/100 gr), enquanto o segundo é conhecido por suas propriedades termogênicas, o que torna esse prato ideal para quem quer se alimentar bem sem se preocupar muito com as calorias ingeridas. 

Seu preparo é muito fácil, e até quem não tem muita afinidade com as panelas vai se sentir um verdadeiro chef de cozinha para fazer essa deliciosa sopa! Quem quiser ainda pode congelar essa sopa depois de pronta, e ir consumindo aos poucos, para quando bater aquela preguiça de cozinhar. Basta retirar do congelador um dia antes, deixar na parte de baixo da geladeira e aquecer no fogão quando chegar do serviço. Vamos à receita?

SOPA DE ABÓBORA PAULISTA COM COUVE FLOR E GENGIBRE

Ingredientes

    1 kg de abóbora paulista descascada e cortada em cubos
    1 couve flor cortada em pedaços grandes
    1 pedaço de gengibre descascado (tamanho aproximado do dedão da mão)
    1 cebola grande picada
    5 quiabos médios (pode ser substituído por três inhames pequenos - é usado para engrossar o caldo)
    1 folha de louro
    1 litro de caldo de galinha
    Sal e pimenta do reino a gosto
    Noz moscada ralada a gosto

Modo de fazer

    1 - Coloque a abóbora, a couve flor, o gengibre, a cebola e o quiabo na panela de pressão, junte o caldo de galinha e a folha de louro, tampe e leve ao fogo.
    2 - Depois que começar a formar pressão na panela, abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos.
    3 - Passado o tempo apague o fogo, espere a pressão sair, retire a folha de louro e bata o conteúdo da panela de pressão em um liquidificador ou use um mixer de mão, até formar um creme na consistência desejada.
    4 - Tempere com o sal, a pimenta e a noz moscada e sirva.
    5 - Se quiser incrementar, coloque um pouco de creme de leite no prato na hora de servir, com algumas fatias de pão. Outra opção é substituir o creme de leite por azeite de oliva. Bom apetite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!