quinta-feira, 10 de maio de 2018

Feira das Yabás de volta e festejando uma década

                  Resultado de imagem para Feira das Yabás

Evento na capital fluminense, que ganha edição especial, volta à programação da cidade depois de 6 meses e terá várias homenagens.

Patrimônio Cultural Imaterial do Rio e tradição da região de Madureira, a Feira das Yabás comemora neste domingo 10 anos de existência. Após ter a verba cancelada em 2017, no início da gestão de Marcelo Crivella, a prefeitura voltou atrás e estipulou quatro domingos do ano para o evento acontecer, a partir do mês de maio.

Conhecida pelas apresentações de samba e pela culinária típica do subúrbio, esta edição será especial em homenagem ao Dia das Mães, à vereadora assassinada Marielle Franco, à sambista Dona Ivone Lara, que faleceu no mês passado, e aos 130 da abolição da escravatura no Brasil.

"Queremos homenagear as mulheres nesta Yabás, pois na região o matriarcado é uma referência, um lugar de muita força feminina", contou o organizador, Marquinhos de Oswaldo Cruz.

A feira será realizada a partir das 13h, na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, e terá apresentação do Jongo da Serrinha e do neto de Dona Ivone Lara, André Lara. "Ela foi a primeira convidada do evento", enfatizou Marquinhos.

A expectativa é receber 20 mil pessoas. "Eu comparo a Yabás à um grande museu, só que de bens culturais imateriais. A feira vem para restaurar as memórias da Zona Norte. É um encontro de classes e este domingo é uma oportunidade para tirar a mãe da cozinha e curtir um samba", disse o organizador.

Fonte O Dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!