sexta-feira, 18 de maio de 2018

Couve-flor: tire proveito dos seus inúmeros benefícios à saúde

                Resultado de imagem para couve flor

A leguminosa está com um preço muito bom na central de abastecimento de alimentos do Rio, a Ceasa  RJ. Estão vendendo 10 unidades a R$ 25, no atacado. Uma boa economia. No final da matéria também tem uma ótima receita para você fazer bonito.

O produto indicado desta semana é a couve flor, que pertence à família de vegetais crucíferos, a qual inclui brotos de brócolis, nabos, couve de bruxelas, repolho chinês, rúcula, couve, rabanetes, mostarda e agrião. Os vegetais que pertencem a esse grupo são ricos em fibras e proteínas, minerais e antioxidantes indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo.

Os seus benefícios vão mais além. Quando combinado com cúrcuma, a couve flor pode combater alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de mama. É indicada ainda para tratar as funções digestivas, sendo muito recomendável para ser usada na dieta de doentes que sofrem de gastrite, úlcera, dispepsia, etc.

E tem mais: a couve normaliza o trânsito intestinal, beneficia quem sofre de prisão de ventre tanto quanto de diarreia, e também nos casos de colite e diverticulite, ou quem passou por quadro de infecção aguda como gastrite ou gastroenterite. A vitamina B contida na couve flor beneficia as atividades cerebrais, aumentando as atividades cognitivas de aprendizado e memória.

Além disso, a couve flor é muito versátil na cozinha, principalmente depois que descobriram que esse legume pode ser usado em uma infinidade de receitas, como pizzas, bolinhos, purês e substituto para o arroz branco, devido à alta presença de fibras e as baixas calorias (100 gramas do produto possuem apenas 25 kcal). Pode ser consumida crua ou cozida, não contém colesterol ou gorduras saturadas, traz apenas 5 gramas de carboidratos, e aproximadamente 2 gramas de proteína.

A couve flor é um dos legumes mais versáteis: pode ser servido cru em saladas, entra bem como ingrediente de conservas, pode ser usado para fazer purês e até mesmo massa de pizza para quem está de dieta. Ou até mesmo em uma deliciosa sopa cremosa, como esta que trazemos esta semana, e que fica até mais gostosa, com a proximidade do frio, com suas baixas temperaturas.

Rica em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, a couve flor é um daqueles produtos coringa que todo amante de um bom prato deveria ter na geladeira, pois em um piscar de olhos ela pode virar um prato gostoso e com gostinho de quero mais, como esta sopa que usa ingredientes presentes na despensa de qualquer pessoa, além de ser muito fácil de ser preparada. Para quem gosta de praticidade, uma boa notícia: você pode congelar a sopa pronta e comer quando bater aquela preguiça de enfrentar as panelas! Vamos à receita?

SOPA CREMOSA DE COUVE FLOR

Ingredientes

    1 couve-flor média ou grande
    1/2 litro de leite
    4 colheres de sopa de manteiga
    4 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
    1 cebola média picada
    1 litro de caldo de frango
    1 caixinha de creme de leite
    Sal e pimenta-do-reino a gosto
    Noz moscada ralada a gosto

Modo de Preparo

    1 - Lave bem a couve flor, escorra o excesso de água e rale tudo no processador de alimentos ou no ralador grosso.
    2 - Cozinhe até ficar macio, escorra a água e reserve.
    3 - Em uma panela funda, frite a cebola picada com a manteiga, até dourar.
    4 - Acrescente a farinha de trigo e misture bem.
    5 - Coloque o leite aos poucos e misture até formar um creme.
    6 - Adicione a couve flor ralada, tempere com o sal, pimenta e a noz moscada ralada e cozinhe até levantar fervura.
    7 - Acrescente o caldo de galinha e mexa até incorporar todo o creme.
    8 - Se ficar muito espesso, dilua o creme com um pouco de leite, até chegar na consistência desejada.
    9 - Deixe esfriar um pouco e bata a mistura no copo do liquidificador com o creme de leite.
    10 - Volte o creme à panela para esquentar para servir, mas antes acerte o sal e a pimenta se necessário.
    11 - Para decorar o prato, salpique salsinha picada e quadradinhos de pão torrado. Bom apetite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!