quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Arma secreta do Popeye contra o envelhecimento



Espinafre é uma super-hortaliça cheia de vitaminas, minerais e antioxidantes

                Imagem inline 1

Quando se fala em espinafre, facilmente vem à mente a imagem do marinheiro Popeye, que comia uma lata desse vegetal para salvar a eterna amada Olívia dos braços do malvado Brutus. Esse desenho animado norte-americano, criado por Elzie Crisler Segar em 17 de janeiro de 1929, e adaptado para desenhos animados em 1933 pelos irmãos Dave e Max Fleischer, ajudou a popularizar a ideia de que esta verdura tem o poder de fortalecer o organismo de quem a consome.

O que não deixa de ser verdade! O espinafre, que em sua origem era considerada uma erva daninha, possui muitos minerais e vitaminas, como o ferro, o fósforo e o cálcio; tem altas concentrações de vitaminas do complexo B e A que, de maneira geral, contribuem para a formação de dentes e ossos, na construção dos músculos, na manutenção da pele e saúde dos olhos, protege o aparelho digestivo e o sistema nervoso, além de prevenir desnutrição, anemia e contribuir para a melhor circulação do sangue.

Suas qualidades não param por aí: é um excelente antioxidante, que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce o surgimento de doenças que atingem o cérebro. Seus flavonoides estão sendo extraídas e pesquisas estão sendo feitas para ver como eles podem contribuir para combater células cancerígenas de diversos tipos de cânceres, como: câncer de próstata, de estômago, de mama e de pele.

A presença de vitamina C e K ajuda como agentes anti-inflamatórios, sendo assim indicado para os casos de asma, osteoporose, osteoartrite e artrite reumatoide, todas estas doenças envolvendo certos tipos de inflamação. Esta hortaliça ainda é rico em fibras, que ajudam a manter uma pessoa saciada por tempo maior, por isto é indicado para aqueles que fazem dieta para perder peso.

Para aproveitar todo o benefício do espinafre, o ideal é consumir pelo menos cinco vezes por semana. Versátil na cozinha, este vegetal vai bem em muitas receitas, sendo que o mais indicado é que o período de cozimento seja o mais reduzido possível, para a melhor preservação de seus nutrientes. Lave o espinafre somente na hora em que for prepará-lo. Para melhor conservá-lo, o ideal é guardar em saco plástico seco e fechado na última gaveta da geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!