terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Inflação oficial tem a menor taxa para novembro desde 1998

Alívio trazido pelos alimentos. No ano, o IPCA acumula alta de 5,97% e, em 12 meses, de 6,99%, segundo o IBGE. Preço dos alimentos caiu mais de outubro para novembro.  Em relação aos alimentos comercializados pelas Centrais de Abastecimento do país e a variação de preços, que vinham mantendo uma tendência de baixa, o Blog CeasaCompras.com já tinha detectado e informado aos nossos leitores.


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               A batata ficou mais barata

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, desacelerou de outubro para novembro ao passar de 0,26% para 0,18%, segundo informou nesta sexta-feira (9) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o menor índice para os meses de novembro desde 1998, quando registrou queda de 0,12%.

O resultado de novembro foi influenciado pela maior queda do preço dos alimentos, de -0,05% para - 0,20%. Ficaram mais baratos feijão carioca e tomate – que durante meses foram considerados os vilões da inflação –, além da batata inglesa. A alimentação fora de casa subiu, mas em uma velocidade menor, de 0,75% para 0,33%.

Também recuaram mais os preços relativos a artigos de residência (de -0,13% para -0,16%), sob influência de eletrodomésticos (-0,92%) e aparelhos de TV, som e informática (-0,92%).

Outros grupos de despesa continuaram subindo, porém, em um ritmo menor de outubro para novembro. A alta de habitação, por exemplo, passou de 0,42% para 0,3%. Ela foi puxada pelas reduções nas tarifas de energia elétrica em algumas capitais.

Preços de vestuário (de 0,45% para 0,2%) e transportes (0,75% para 0,28%) também subiram menos de um mês para o outro - influenciados pelas reduções nos preços dos combustíveis autorizadas pela Petrobras.

Inflação oficial tem a menor taxa para novembro desde 1998, diz IBGE

Na contramão, ficaram mais caros os itens relacionados a saúde e cuidados pessoais (de 0,43% para 0,57%); despesas pessoais (de 0,01% para 0,47%); educação (de 0,02% para 0,06%) e comunicação (de 0,07% para 0,27%).

"A redução da inflação tem um efeito da recessão sobre preços de vestuário, alimentos e passagens aéreas. Há uma interferência clara da demanda menor. Esse é um reflexo da recessão", destacou a economista do IBGE Eulina Nunes dos Santos.

Regiões

Entre as capitais analisadas pelo IBGE, o maior IPCA partiu da região metropolitana de Recife (0,60%) e o menor, de Goiânia (-0,31%).

No ano, o IPCA acumula alta de 5,97%, abaixo da taxa de 9,62% registrada no mesmo período de 2015. Em 12 meses, o índice também perdeu força, chegando a 6,99%, depois de bater 7,87% nos 12 meses imediatamente anteriores.

Nesta mesma divulgação, o IBGE mostrou também que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) variou 0,07% em novembro e ficou abaixo da taxa de 0,17% de outubro. No ano, o índice acumula alta de 6,43% e, em 12 meses, de 7,39%, abaixo dos 8,50% relativos aos 12 meses imediatamente anteriores.

Perspectiva

A estimativa mais recente dos economistas do mercado financeiro indica que o IPCA fechará 2016 em 6,69% na semana passada, segundo o boletim Focus, do Banco Central. Mesmo assim, permanece acima do teto de 6,5% do sistema de metas de inflação e bem distante do objetivo central fixado para 2016, que é de inflação de 4,5%.

"Existe a possibilidade real de o IPCA fechar dentro do teto da meta, visto que dezembro do ano passado foi muito alto para o atual padrão da inflação", disse Eulina, do IBGE, lembrando que o IPCA subiu 0,96% no último mês de 2015.

Campanha COMPRE NAS CEASAS

RJ :Frutas frescas estão entre os vilões da ceia de Natal

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A 15 dias do Natal, o Portal G1 foi às compras e encontrou cereja com preço nas alturas. Levantamento da FGV indica que frutas estão 16,91% mais caras do que no ano passado. Para economizar e garantir a ceia de Natal o consumidor carioca tem que bater muita perna e investir no levantamento de preços. Nós do Blog CeasaCompras estamos aconselhando que o consumidor faça as compras nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) de seus estados, onde irão comprar tudo a preço de custo. O que podemos ver nessa reportagem são ganância, roubo e tentativa de iludir o consumidor  Veja matéria do portal da Globo.

Quem dá mais pelo quilo da cereja importada?


A 15 dias do Natal, o G1 foi às compras e encontrou alguns produtos tradicionais na ceia natalina com os preços nas alturas, como a cereja. Importada, ela chega ao Brasil na época do Natal vinda principalmente da América do Sul.

Pesquisa divulgada esta semana pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), constatou que as frutas frescas estão 16,91% mais caras do que no ano passado.

Segundo o levantamento, este ano a ceia de Natal vai ficar 10,19% mais cara.

Nos supermercados e até camelôs já é possível encontrar a fruta por preços bem distintos. Em um supermercado do Jardim Botânico, na Zona Sul, o quilo da cereja, custa R$ 75,99.

Já em outro supermercado, em Botafogo, o consumidor pode comprar 250 gramas da cereja chilena por R$ 5,90. Poucas quadras adiante, na Companhia Brasileira de Alimentos, conhecida como Cobal, a cereja está sendo vendida em saquinhos que variam entre 3000 e 400 gramas. Os preços da frutinha variam entre R$ 15 e R$ 17.

Os camelôs que vendem frutas na Zona Sul estão oferecendo a mesmo saquinho de cereja por até R$ 10.

A pesquisa da FGV mostra que a inflação dos itens da ceia subiu mais que a inflação média registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor da FGV (IPC/FGV) no período de dezembro de 2015 a novembro de 2016, que foi de 6,76%.

Bacalhau em conta

A boa notícia é que o bacalhau, que também costuma frequentar a mesa natalina, não está com o preço tão salgado este ano. De acordo com a FGV, a variação é de apenas 1,69%.

Em um supermercado em Ipanema, o bacalhau do Porto pode ser encontrado por preços entre R$ 69,80 e R$ 99. Em uma rede de lojas de produtos importados com filiais no Centro e na Zona Sul, o quilo do bacalhau da mesma marca custa R$ 59,80. O mais barato custa R$ 39,80 o quilo.

Na pesquisa, o G1 encontrou produtos da mesma marca com alteração de preços de cerca de 30%. É o caso do peru que pode ser comprado em supermercados que ficam no mesmo bairro por preços que variam entre R$ 16,48 até R$ 22,90.

O preço do panetone e das frutas secas ( castanhas e nozes) não tem grande variação de preços nos supermercados visitados pela reportagem.

O panetone de 500 gramas da marca mais tradicional custa em média R$ 16,50, mas é possível comprar um mais popular por preços que variam entre R$ 9,60 e R$ 13,90. As nozes e castanhas estão com preço médio de R$ 39,99.

O preço do brinde

Para brindar em grande estilo, a champanhe importada, da marca mais conhecida, custa praticamente o mesmo preço em todos os estabelecimentos, média de R$ 300. A nacional mais conhedida pode ser encontrada por R$ 74,90.

A pesquisa da FGV mostra que na área das bebidas, a principal variação de preços é do vinho, com 16,95% de aumento.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Índice CEAGESP registra alta de 0,67% em novembro

No ano, o indicador subiu 6,17% e, nos últimos 12 meses, a elevação foi de 5,51%

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Os preços dos cerca de 150 produtos monitorados pelo Índice CEAGESP aumentaram 0,67% em novembro, impulsionados, principalmente, pela alta do setor de frutas.

Aspectos sazonais e efeitos climáticos negativos, como o excesso de chuvas em regiões produtoras do sul e do sudeste prejudicaram o volume ofertado e a qualidade de alguns produtos.  Os legumes e o setor de diversos mantiveram a trajetória de queda dos preços praticados. O setor de verduras, com preços próximos ao custo de produção, apresentou ligeira recuperação.

O economista da CEAGESP, Flávio Godas, destaca que novas majorações deverão ocorrer em dezembro, notadamente no setor de frutas, cuja demanda registra forte alta neste período. Observa que “com a chegada do verão, estação que registra chuvas mais constantes e intensas com temperaturas elevadas associadas, a alta dos preços deve se estender a maioria dos produtos", principalmente aqueles mais sensíveis às condições climáticas adversas.

Em novembro, o setor de frutas subiu 1,93%. As principais altas foram do abacate (34%), carambola (22,1%), laranja lima (15,4%), banana prata (11,7%) e goiaba (10,9%). As principais quedas foram do morango (-28,7%), caju (-13,1%), figo (-12,8%), uva niagara (-11,9%) e abacaxi havaí (-9,4%).   
  
O setor de legumes caiu 4,23%. As principais baixas foram do pimentão amarelo (-42,1%), tomate cereja (-40%), abóbora seca (-22,9%), abóbora japonesa (-21,1%) e tomate (-16,4%). As principais altas foram da ervilha torta (78%), inhame (41,6%), abobrinha italiana (27,1%) e cará (25,7%).        

O setor de verduras subiu 0,94%. As principais alta foram do coentro (89,1%), rabanete (28,8%), brócolos (24%), almeirão PA (23,1%) e nabo (21,2%). As principais quedas foram do milho verde (-18,5%), alho porró (-12,5%), cebolinha (-10,3%) e brócolos ninja (-7%).           
  
O setor de diversos recuou 7,42%.  As principais quedas foram da batata lisa (-23,8%), batata comum (-21,4%), ovos brancos e vermelhos (-5,6%), amendoim (-3%) e canjica (-2,9%). A principal alta foi da cebola nacional (18,1%).      
 
O setor de pescados subiu 2%. As principais altas foram do atum (27,8%), tainha (23,9%), lula (16,1%), corvina (15,7%) e espada (11,3%). As principais quedas foram da anchova (-18,6%), robalo (-14,7%), pescada goete (-10,2%) e cascote (-4,3%).  

O volume comercializado no entreposto de São Paulo subiu 0,76% em novembro de 2016. Foram comercializadas 275.689 toneladas ante 273.618 negociadas em novembro de 2015. Foi o segundo resultado mensal positivo no ano e representa, sem dúvida, um sinal de melhora.

No acumulado de janeiro a novembro, porém, o saldo ainda é muito ruim. Foram negociadas 2.905.158 toneladas em 2016 ante 3.080.248 comercializadas no mesmo período de 2015. Queda de 5,68% ou 175.090 toneladas.

Índice CEAGESP

Primeiro balizador de preços de alimentos frescos no mercado, o Índice CEAGESP é um indicador de variação de preços no atacado de Frutas, Legumes, Verduras, Pescado e Diversos. Divulgados mensalmente, os 150 itens da cesta foram escolhidos pela importância dentro de cada setor e ponderados de acordo com a sua representatividade. O Índice foi lançado em 2009 pela CEAGESP, que é referência nacional em abastecimento. 

CeasaMinas dá dicas de consumo de hortaliças e frutas

O mês de dezembro é um período de boa oferta e bom preço para alguns importantes hortigranjeiros. É o caso, por exemplo, da cebola amarela. Escolha as cebolas limpas, firmes, com a cor brilhante. A haste deve estar bem seca e não ter brotos.

Outra hortaliça que é uma boa dica de consumo para essa época do ano é a berinjela. Porém, o consumidor deve ficar atento porque a berinjela é um produto altamente perecível. Mesmo na geladeira, ela dura apenas cerca de 5 dias.

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                         Taças de morango com suspiros

Entre as frutas, uma boa sugestão de consumo é o morango. O prazo ideal para consumo do morango é ainda menor do que o da berinjela, apenas três dias. Antes de consumir os morangos, lave-os cuidadosamente em água corrente e deixe de molho em água com limão ou vinagre, durante 15 minutos.

Outra fruta que está com grande oferta nesse mês de dezembro é a manga. Muito consumida tanto in natura como em forma de suco, ela possui vitaminas importantes, como a A e B2. Veja outras dicas de consumo:


      ABACAXI
      ABOBORA MOGANGA
      ABOBRINHA MARIMBA
      ACEROLA
      AMEIXA
      AMORA
      BANANA NANICA
      BATATA
      BERINJELA
      CEBOLA
      CEBOLA AMARELA
      CEBOLA IMPORTADA
      CHUCHU
      FEIJAO
      LARANJA NATAL
      LARANJA PERA
      MANDIOQUINHA
      MANGA
      MORANGA HIBRIDA
      MORANGO
      NECTARINA
      OVOS GRANJA
      PESSEGO
      PIMENTAO
      REPOLHO ROXO
      TOMATE CEREJA
      UVA NIAGARA
      VAGEM MACARRAO
      VAGEM MANTEIGA

Ceagesp lista frutas nacionais e importadas

Confira quais são as melhores para dezembro, e aproveitar bem e barato.
 
As festas de final de ano pedem frutas. A sua mesa ficará linda, mas a intenção é deixar os pratos vazios e as frutas são ótimas opções para manter a saúde nesse período de comilança, elas podem ser aproveitadas em sucos, sobremesas e também nas saladas.


                   

Ceasa Rio começa a ver preços de alimentos subindo

Por Jorge Luiz Lopes (jorgeseraphini@gmail.com).

A semana que está iniciando apresenta uma tendência de alta em alguns alimentos comercializados na Ceasa do Rio de Janeiro, como podemos constatar em seu levantamento de preços.  Mas, enquanto alguns sobem bastante, os da batata inglesa permanecem oscilando devagar. O que é bom. Então, vamos às batatas primeiro.

                       Batata mineira
              



A saca de 50 quilos da batata lisa está sendo comercializada a  R$ 70, ou R$ 1,40 o kg - cerca de R$ 0,30 acima do que era praticado há duas semanas.  Em outras Ceasas, o preço mais baixo, de R$ 1, foi constatado por nós em Minas Gerais e no Tocantins.  Na Bahia, Santa Catarina, Espírito Santo e São Paulo, os preços são os seguintes: R$ 1,20 (BA/SC), R$ 1,27 (ES) e R$ 2,41 (SP).

O Rio de Janeiro recebe batatas de dois grandes mercados produtores, que são Minas Gerais e São Paulo. Dos 20 municípios mineiros, se destacam São Gotardo, Rio Parnaíba, Patrocínio e Sacramento; dos 20 municípios paulistas, os que se destacam são Casa Branca e Pedra Bela.

Vagem e couve-flor

O ano de 2016 não foi muito bom para os preços da vagem manteiga, que em alguns estados chegou a custar R$ 50 o kg. Conforme noticiamos aqui no blog CeasaCompras. O preço foi, depois do meio do ano, baixando até chegar a um patamar confortável de pouco mais de R$ 1.  Só que agora, no Rio, a caixa de 15 kg da vagem manteiga foi vendida por R$ 40, com o quilo saindo em torno de R$ 2,66.  O preço da caixa da vagem macarrão é cotado a R$ 50.

No caso da couve-flor, a Ceasa fluminense está vendendo a R$ 40, oito unidades do alimento.  Duplicou de preço em apenas duas semanas.

O preço do alho continua o mesmo, com poucas variações entre o importado da China e o nacional.  O alho nacional tem a caixa com 10 kg sendo vendida a R$ 170, enquanto que o chinês (ruim) está custando R$ 165.  Aos poucos está sendo quebrada a hegemonia do alho chinês em nosso país, onde o lobby era fortíssimo e ameaçador.

Em relação às frutas, a goiaba vermelha, dois quilos, está custando R$ 15; e também dois quilos de abacaxi, a R$ 4,50.

Na crise, consumidores preferem promoções de alimentos

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Mais da metade das famílias aumentou o número de visitas aos supermercados por causa das ofertas, especialmente de alimentos básicos, diz pesquisa.

Na crise, o brasileiro voltou a comer um pouco melhor por causa das promoções, que vão de embalagens econômicas, dias especiais de desconto e até ofertas nas quais dois itens são vendidos pelo preço de um. No terceiro trimestre deste ano, o consumo de uma cesta de 96 categorias de produtos, entre alimentos, bebidas e itens de higiene e limpeza cresceu 3,6% em unidades e 4,9% em valor, já descontada a inflação, na comparação com os mesmos meses de 2015, puxado pelos alimentos e pelas promoções.

A constatação é da consultoria Kantar Worldpanel que visita semanalmente 11 mil domicílios em todo o País para radiografar o consumo da população. “Estamos menos piores e as promoções em alimentos estão atraindo mais pessoas para dentro das lojas, até mesmo para a compra de produtos básicos”, afirma a diretora comercial da consultoria e responsável pela pesquisa Christine Pereira.

Entre julho e setembro, os alimentos impulsionaram o consumo de bens não duráveis e essa foi a única cesta de produtos em que houve aumento na frequência de compras, de 2,9%, em comparação com o terceiro trimestre de 2015.

Christine explica que 55,5% das famílias aumentaram o número de idas às lojas, visitando os estabelecimentos mais de cinco vezes na semana, atraídos pelas promoções. Em três viagens às lojas, os consumidores declararam que compraram produtos que estavam em oferta, aponta a pesquisa.

Um resultado que chama atenção e revela o estrago que a crise provoca no orçamento das famílias é que na lista de ofertas que atraiu o brasileiro para as compras estão muitos produtos que são básicos e cujo consumo está consolidado, como óleo de soja, papel higiênico, biscoito, por exemplo.

No óleo de soja, a pesquisa aponta que cresceu 5,4% o número de famílias que compraram o produto porque ele estava em promoção no terceiro trimestre.

Movimento com proporções semelhantes se repetiu no biscoito, papel higiênico, iogurte e sabonete. Em contrapartida, o consumo de itens mais supérfluos, que vinha avançando, como suco pronto, antisséptico bucal, por exemplo, recuou porque esses produtos não foram alvo de promoções.

“As promoções estão dando um respiro, mas isso não significa que a crise já tenha passado. É uma alternativa para que as famílias comprem o que precisam”, diz Christine.

A força da promoção, especialmente para itens de primeira necessidade, ficou nítida na semana passada quando os supermercados lotaram no dia da Black Friday, com os consumidores em busca de ofertas em miudezas, como cerveja e refrigerante.

Falta. A corrida do consumidor para encher o carrinho, especialmente de alimentos em oferta por causa da crise, provocou a falta de muitos itens nas prateleiras dos supermercados.

Em outubro, de uma lista de cem itens, entre alimentos, bebidas, higiene e limpeza doméstica, mais de dez (10,5) estavam faltando nas lojas, segundo levantamento feito pela consultoria Neogrid/Nielsen em 10 mil lojas de supermercados espalhadas pelo País.

“Uma possível razão para a falta de produtos é o aumento nas promoções do tipo leve três pague dois realizadas pelos supermercados”, diz Robson Munhoz, diretor da consultoria e responsável pelo relacionamento com o varejo. Ele argumenta que, com as promoções, houve uma saída maior de produtos nas lojas, o que provocou a falta de mercadorias.

O índice de falta de produtos nas prateleiras, conhecido no jargão do setor como de ruptura, começou o ano em 13%, bem acima da média histórica de 8%. Caiu até julho, quando fechou o mês em 9,5%. De lá para cá veio gradativamente aumentando.

Fonte Estadão