terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Rio: maravilhas gastronômicas premiadas

                         

Produtores rurais beneficiários do Prosperar e do Rio Rural, programas do governo estadual,  são premiados no projeto Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro

Queijo, cachaça, conserva, geleia e embutido de agroindústrias beneficiárias dos programas, além de Grupo de Produtores Orgânicos do Brejal estão entre os premiados nas 12 categorias.

Produtores e agroindústrias incentivados pelos Programas Prosperar e Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, foram reconhecidos na premiação do projeto Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro de 2015, realizada no Palácio Guanabara.

Em sua terceira edição, o prêmio escolheu produtos de destaque da culinária fluminense. Ao todo, 135 produtos participaram da premiação, em 12 categorias.

Entre os vencedores estão produtores incentivados pelo Prosperar:

Queijos - Queijo de ovelha curado tipo amanteigado - Sítio Solidão (Miguel Pereira);
Cachaça - Coqueiro Ouro (Paraty);
Conserva - Mini berinjelas recheadas com nozes, da Arte em Conservas (Petrópolis);
Doces e Compotas - Geleia de morango da Doçuras da Suely (Nova Friburgo);
Embutidos - Linguiça de Lombinho da Defumados Friburgo (Nova Friburgo).

 Minha história

A história da Doçuras da Suely começou há mais de 60 anos, com o pai de Sueli, um dos primeiros produtores de morango em Nova Friburgo. A fim de ampliar os negócios, há 40 anos ela começou a fazer geleias da fruta para complementar a renda familiar. A venda era feita numa barraca na estrada Friburgo-Teresópolis, onde ela também comercializava o morango in natura. O negócio prosperou e hoje a agroindústria é administrada pelo filho e pela nora de Sueli, Fernanda Schuenck Hottz, beneficiários dos Programas Prosperar e Rio Rural. O cultivo de morangos é feito em estufa, com sistema de irrigação por gotejamento, sem uso de produtos químicos.

Produção sustentável também ganha prêmio

O Maravilhas Gastronômicas, que também premia instituições, contemplou este ano o Grupo de Produtores Orgânicos da Microbacia do Brejal, de Petrópolis, formado por 30 famílias dos municípios do entorno. Eles foram pioneiros em produção orgânica no estado e hoje comercializam mais de 120 variedades de alimentos de modo sustentável.

Com perfil totalmente rural, a localidade do Brejal, situada a pouco mais de uma hora do Centro Histórico de Petrópolis, proporciona diferentes tipos de vivências aos amantes da natureza e também aos visitantes da cidade imperial. Localizado no distrito de Posse, o lugar tem como características principais o ar puro, a tranquilidade e a produção de alimentos orgânicos, que abastecem os mercados consumidores das Regiões Metropolitana e Serrana. Além de sua vocação natural para o turismo e para as atividades agropecuárias, o Brejal é também um exemplo positivo de organização comunitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!