terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Friboi usaria substância para cadáveres

                            

Por que uma substância utilizada para embalsamar cadáveres foi encontrada em carnes da Friboi? Veja análise publicada no blog do ambientalista Fabio Chaves,  do portal da Rede Record de Televisão.

A notícia de que amostras de peças de carne da Friboi foram reprovadas pelo PROCON do Paraná foi destaque esta semana (entenda o caso). Mas qual seria o motivo da utilização de uma substância tão forte, utilizada para embalsamar cadáveres, em carnes vendidas à população?

Assim como a carne humana, os músculos e tecidos de bois, frangos, porcos, peixes e de todos os outros animais também sofrem a ação de microorganismos. Após um boi ser morto em um frigorífico, por exemplo, em pouco tempo começa o processo natural de decomposição. É por isso que esses lugares são tão frios. É uma medida para tentar frear a ação das bactérias que podem apodrecer o produto antes que ele chegue aos supermercados.

Por eliminar a maioria dessas bactérias, o formaldeído, popularmente conhecido como formol, é usado para conservar cadáveres inteiros ou suas partes em universidades de medicina e em outros locais que precisam dessas peças. A técnica não é permitida para conservação de cadáveres de animais comercializados como alimento, mas muitas empresas burlam a determinação e, às vezes, são flagradas.

A ingestão de formol é altamente danosa à saúde e traz sérios riscos de desenvolvimento de câncer. As carnes também são, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS (entenda aqui). Consumir carne com formol, portanto, é absolutamente desaconselhável, mesmo pensando apenas na questão da saúde.

Apesar de produtos da Friboi terem sido flagrados com formol, o uso desse agente químico não é uma novidade em produtos de origem animal. Indústrias de laticínios foram flagradas diversas vezes adicionando formol ao leite, principalmente no sul do país. Basta uma rápida pesquisa na internet para ler notícias recentes sobre isso.

Como o prezado leitor desta coluna já deve ter concluído, o formol é uma forma eficaz de conservar cadáveres. Eis a resposta para a pergunta que inicia este texto.

Perfil

Fabio Chaves é fundador e infoativista do Vista-se, maior portal vegano do Brasil, e colunista do portal de notícias da Rede Record, o R7.

Desde 2007, vem trabalhando pela divulgação do veganismo através da disponibilização de notícias e materiais gráficos sobre o tema. Co-autor de Projetos de Lei em favor do consumidor vegano, é consultor da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais (FPDDA) no Congresso Nacional e palestra voluntariamente sobre veganismo e Direitos dos Animais em diversas cidades do Brasil.

É autor da primeira coluna sobre Direitos Animais e veganismo em um grande veículo de mídia brasileiro, o portal de notícias da Rede Record (R7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!