segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Ceia de Natal mais simples

                           

Com crise econômica, família decide trocar ceia por 'happy hour natalino'.O importante é focar no orçamento e usar a criatividade, diz chef. Substituir importados por marcas nacionais auxilia no corte de gastos.

"Como a grana está curta, decidi fazer só petiscos em vez de uma refeição completa", conta a estudante Beatriz Guimarães de Campinas (SP). Com a crise econômica e a alta do dólar, a jovem, que é a cozinheira oficial da casa, explica que a família decidiu trocar a tradicional ceia com itens como peru e tender pelo que chama de "happy hour natalino".

Pretendo servir pãezinhos, patês caseiros e saladinha. A sobremesa será mais leve, como frutas. Bom que Natal é calor, o povo não come tanto", Beatriz Guimarães, estudante

A mudança no cardápio foi sugerida pela jovem e aceita pela família, que pretende diminuir os gastos com comida não só no Natal, mas também no ano novo.

"A minha família está acostumada com as minhas invenções, mas é a primeira vez que vou mudar a refeição do Natal, então vamos ver! Eu acho que vão gostar", conta.

Para a estudante, o que importa não é o prato que se serve no Natal, mas sim o prazer de estar em família. "É mais um momento para estarmos juntos", pontua.

Dicas do chef

O chef de cozinha Marcelo Bergwek confirma que é possível fazer um jantar de Natal de qualidade gastando menos. "O importante é manter o foco no orçamento, que deve ser previamente estabelecido e usar a criatividade", explica.

A forma mais fácil de economizar, segundo Bergwek, é trocar os produtos importados, que tiveram um aumento considerável no preço por conta da alta do dólar pelas marcas nacionais. O chef listou algumas substituições que ajudam o bolso, mas ainda assim agregam sabor à mesa. Confira as dicas abaixo:

Para reduzir gastos, opção é fazer receitas com menos bacalhau:

Bacalhau

Com o custo do pescado mais alto, Bergwek orienta que é preciso diminuir o uso do peixe na receita.

"Em vez daquele bacalhau ao forno com batatas e ovos, é possível comprar menos bacalhau e fazê-lo gratinado ou escondidinho do pescado, por exemplo", explica.

Além disso, o chef alerta que pratos gratinados com legumes ou molho têm um rendimento maior e, portanto, a compra da proteína deve ser menor, o que diminui o gasto com o peixe, que geralmente é importado.

Castanhas

Outro item que está com o preço elevado é a castanha, segundo Bergwek. Ele destaca que as oleaginosas importadas como nozes, avelãs, amêndoas e pistaches devem ser evitadas devido ao alto custo. Por isso, a dica é substituir pelas nacionais. "Opte por castanha do Brasil, de caju e amendoins", recomenda.

Chef sugere troca de vinhos importados por rótulos brasileiros.

Vinhos

Outra orientação do chef é calcular a quantidade de vinho para cada convidado e cogitar os rótulos nacionais, que possuem preços mais acessíveis.

Ele afirma que se a pessoa souber escolher, eles não, necessariamente, perdem em qualidade para as opções importadas.

"Na compra dos vinhos, opte pelos nacionais da Serra Gaúcha. As pessoas não precisam beber muito, calcule 2 a 3 taças por pessoa que beberá vinho. Outra opção é sugerir que cada convidado leve o que for beber", destaca.

Sobremesa

Já em relação à sobremesa, de acordo com o chef, o ideal é pensar em opções mais leves e mais baratas como Tiramisú. "O tradicional tiramisú pode levar natas (creme de leite firme) no lugar de mascarpone. Não fica igual em sabor, mas é uma alternativa", explica.

Ele salienta também que não é preciso ter uma mesa repleta de doces. "Embora seja legal comprar ou fazer muitos doces e ter uma mesa farta, as pessoas já estarão bem satisfeitas e só comerão um docinho para finalizar com o café. Um pudim, um bolo confeitado ou um sorvete caprichado com uma calda de chocolate caseira ou frutas já fecham a comemoração natalina com chave de ouro", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!