terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Cozinha gourmet: alimentos exóticos na Ceagesp

      
                         

As frutas exóticas chamam a atenção geralmente pela aparência diferente das outras, e também pelo gosto, mas só para quem as experimenta. Veja aqui um pouquinho sobre algumas espécies surpreendentes vendidas na CEAGESP, e descubra algo que pode te agradar.

Cultivada no México, Estados Unidos e Brasil, esta fruta provém de lugares tipicamente tropicais. Aqui ela também é conhecida como fruta-ovo, por ter a cor da polpa muito parecida com uma gema de ovo.

O canistel contém poucos caroços, seu sabor é doce e sua textura é firme. As formas de consumi-lo são in natura, ou em sucos e doces. A fruta ainda é fonte de fósforo, aminoácidos, e rica em provitamina A, substância que no organismo, gera a vitamina A.


FISALIS

A frutinha alaranjada envolta de suas folhas, é natural da Colômbia e tem sabor azedo misturado ao doce. A fisalis é rica em vitamina C, fósforo, ferro e minerais, e pode ser consumida in natura, em doces ou até salgados.

Há estudos científicos sobre a fruta, que descobriram indícios de que o alimento atua no sistema imunológico, protegendo o corpo contra vírus.

JAMBO ROSA

A fruta originária da Índia, é muito encontrada no entreposto da capital. De longe ela lembra um caju, se não fosse pela sua cor rosada. Já seu sabor, é um pouco doce e sua textura consistente. A principal característica do jambo rosa é que ele é bem suculento, diferente do jambo esverdeado conhecido no Brasil.

Suas propriedades nutricionais incluem as vitaminas A, C, B1 e B2. Esta fruta ainda reforça a produção de colágeno, proteína que age na manutenção da pele, cabelos e unhas.

LICHIA

A textura áspera desta fruta não parece nada com sua polpa, que é totalmente lisa e comestível. Em seu interior, há um grande caroço, coberto pela polpa branca, doce e refrescante. Muito popular na China, a frutinha é encontrada no Brasil para consumo in natura, ou até em bebidas alcóolicas, como a caipirinha de lichia.

MANGOSTIM

Apresentada pelos permissionários do entreposto Terminal São Paulo (ETSP) como a “fruta da rainha”, por seu sabor doce inigualável, esta fruta é cultivada nos estados da Bahia e Pará, mas tem origem na África e Ásia.

Consumir esta fruta rica em antioxidantes, cálcio e vitamina C, pode amenizar artrites e dores musculares, além de reforçar o sistema imunológico.

PITAIA

Disponível nas variedades amarela, vermelha ou branca, esta fruta muito encontrada no México, tem cultivo no Brasil. Sua casca a fez ser apelidada de “fruta-dragão”, e sua polpa doce lembra o kiwi, com pequenos caroços comestíveis e textura macia.

Esta fruta é termogênica, propriedade que a faz ser recomendada para quem quer emagrecer, pois ela demanda mais calorias para ser digerida. A pitaia em suas três versões, ainda é fonte de vitamina C, cálcio, ferro e potássio.

SERVIÇO

CEAGESP
Av.Dr. Gastão Vidigal, 1946, Vila Leopoldina, São Paulo
Entrada pelo portão 4 (estacionamento)

Agro Comercial Liberty
Pavilhão MFE – B – módulos 36/37, 133/134/135
Tel.: (11) 3831-8427

Luma
Pavilhão MFE – B – módulos 145 e 146
Tel.: (11) 3643-7969 / 3643-7971 / 3643-7972

HGS Frutas e Legumes
Pavilhão MFE – B – módulos 38/39/40/41/42 e 131/132
Tel.: (11) 3643-7783

Othil
Pavilhão HFB – box 74
Tel.: (11) 3643-8848 / 3643-8849

Frutamina
Pavilhão MFE – B – módulos 22/23/24/25/26/27
Tel.: (11) 3643-8916 / 36438917

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!