Presente em diversas receitas e em todas as regiões do pais, a cebola é também a estrela do festival mais tradicional da Ceagesp, em São Paulo.
Poucas pessoas, no entanto, conhecem os benefícios que este alimento pode trazer à nossa saúde. A cebola possui alta quantidade das vitaminas B1 e B2, além de potássio, fósforo e cálcio em alta quantidade.
Ela melhora a circulação sanguínea por conter quercetina, substância que também ajuda a diminuir o colesterol no sangue. Auxilia no alivio do resfriado e problemas respiratórios, devido ao alto teor de enxofre em seu óleo. Previne a anemia, pois ajuda na reposição de glóbulos vermelhos e contém alto teor de ferro e vitamina E. Serve como diurético natural, por liberar as toxinas do organismo. Além disso, a cebola pode ser utilizada como antioxidante e antisséptico natural, por conter alto nível de enxofre e vitaminas A. Janeiro é um dos meses em que a cebola se encontra em sua melhor forma. No seu mês sazonal, ela chega ao mercado maior, mais bonita, cheia de nutrientes, mais saborosa e com o preço mais em conta.
Há vários tipos de cebola utilizados na culinária, como a branca, roxa, pérola e amarela. Cada uma possui características singulares quando se trata do paladar. A branca possui casca e interior brancos, e sabor bem marcante. A amarela é a mais utilizada no Brasil, podendo ser consumida crua, refogada, frita, assada, empanada ou como sua imaginação permitir. Possui sabor marcante, porém é mais suave que a branca.
A cebola roxa tem um sabor adocicado, por isso é mais consumida crua. Ela é também a mais saudável entre todas, por possuir bastante antocianina em sua coloração, prevenindo o alto colesterol. A qualidade pérola é a menorzinha, geralmente servida em conserva ou assada temperada, pois também possui um gosto adocicado e suave, ideal para servir de guarnição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!