quinta-feira, 30 de março de 2017

Conheça os benefícios do cacau

O fruto, que já foi tema de nossa literatura, é considerado alimento funcional.

                
Resultado de imagem para cacau

O cacau é fruto do cacaueiro, árvore original da América do Sul, conhecido principalmente por servir de base para a produção de chocolate, mas ele tem muitas outras funções e pode ser consumido de diferentes formas. Nesse domingo celebramos o dia do cacau.

Esse alimento é considerado funcional, ou seja, um produto que traz benefícios a saúde além do seu valor nutritivo básico. As sementes do cacau são ricas em compostos bioativos: 58% delas possuem procianidinas, 37% são compostas de catequinas enquanto 4% são feitas de antocianinas. Essa combinação faz do cacau um produto antioxidante.

O cacau ainda pode fazer bem para a saúde do sistema cardiovascular reduzindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o tipo bom (HDL), diminuindo a pressão sanguínea, combatendo a ação dos radicais livres e o envelhecimento precoce. Ele também dá a sensação de bem estar e diminui o estresse, atua como fotoprotetor e melhora a ação da insulina, hormônio que transporta glicose para as células.

Essa fruta raramente é usada na sua forma pura, porém, pode ser aproveitada na formas em pó ou nibs em frutas, iogurtes, vitaminas, shakes, mousses, recheios de bolos, tortas e muitas outras sobremesas. Em excesso pode ocasionar ganho de peso.

O cacau e outros alimentos que garantem a saúde do organismo são comercializados no Varejão da CEAGESP:

4ª feira – das 14h às 22h
no Pavilhão PBC (Praça da Batata) – entrada pelo Portão 7
Sábado – das 7h às 12h30
Domingo – 7h às 13h30
no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) – entrada pelo Portão 3
Endereço: Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!