quinta-feira, 9 de março de 2017

Caqui é a oportunidade do outono

No Japão existem mais de 80 tipos diferentes de caqui. O caqui rama forte leva o nome científico de Diosyrus Kaki e pode ser cultivado em vasos ou diretamente no solo. Suas mudas costumam dar frutos em até dois anos. Ao final, veja uma deliciosa receita com a fruta.

               Resultado de imagem para doce de caqui

A fruta de origem asiática tem melhor oferta no período do outono e chegou ao Brasil trazida pela imigração japonesa no século XIX. No nosso país o rama forte é um dos tipos mais populares de caqui junto com o fuyu, goimbo e kyoto.

Além do seu perfume e suculência, o caqui possui grande valor nutritivo: concentra quantidades de vitamina A, B1, B2, B6, B12, C e E, combinação ótima para a pele, visão, cicatrização, crescimento e contra doenças cardiovasculares.

O alimento também possui fibras alimentares – necessárias para o funcionamento do intestino e para emagrecer -, minerais como cálcio, ferro, fósforo e magnésio, ainda é rico em antioxidantes que previnem contra o câncer e fortalecem o sistema imunológico.

O caqui rama forte pode ser apreciado no consumo in natura, em geleias, receitas de origem japonesa, mousses, caipirinhas, tortas, entre outros saborosos pratos.

GELEIA DE CAQUI

A receita que trazemos esta semana utiliza como ingrediente principal uma fruta que está com o preço bem em conta esta semana: o caqui rama forte. Ele leva este nome porque o caquizeiro pode dar vários frutos no mesmo galho. Originário da Ásia, logo se espalhou para outros locais de clima semi-tropical, onde logo se adaptou. 

É excelente fonte de fibras e açúcares naturais, além de bastante vitamina C (mais que a laranja e a uva, por exemplo), vitamina A e cálcio, entre outros minerais. Enquanto o brasileiro consome o caqui mais em sua forma natural, em outros países essa fruta é muito usada no preparos de doces como bolos e cremes, ou mesmo assada ou desidratada. Para variar um pouco, que tal uma geleia de caqui? Além de ser super fácil de ser feita, fica uma delícia.

Ingredientes

    4 caquis maduros
    1 xícara de açúcar
    Suco de meio limão


Modo de fazer

    Lave bem os caqui, dispense o cabo e as folhas e corte a fruta em pedaços grandes. Elimine as sementes, se houver.
    Coloque em uma panela com o açúcar e o suco de limão e deixe em fogo médio até o caqui cozinhar.
    Esfrie, bata tudo no liquidificador e retorne para a panela e mexa em fogo baixo até a mistura começar a borbulhar.
    Deixe esfriar e coloque em potes de vidro ou de plástico esterilizados em água quente.
    Sirva com torrada ou pão, ou utilize como recheio de bolo ou cobertura de sorvete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!