Gengibre, a nossa "farmacinha"
Março vem trazendo uma grande variedade de verduras sazonais, ou seja, aquelas que estão em sua melhor época para oferta e consumo. Confira abaixo alguns dos benefícios desses alimentos.
Acelga: é rica em betacaroteno que é transformado em vitamina A pelo organismo, também é fonte de vitaminas do complexo B, C e minerais como cálcio, ferro e potássio. O consumo de acelga pode potencializar o desempenho de atletas e reduzir a pressão arterial.
Alface: possui baixo teor calórico, por isso é muito associado a dietas e ao emagrecimento. Possui grande quantidade água e minerais como ferro, cálcio, magnésio, potássio e fósforo.
Almeirão: é rico em fibras, minerais e vitaminas A, do complexo B e C, essenciais para o bom funcionamento do organismo. É um excelente produto para o sistema digestivo.
Catalonha: sua combinação de nutrientes entre vitaminas e minerais fortalece ossos, articulações e o sistema nervoso. Ajuda a combater anemias pela sua concentração de ferro.
Chicória: possui as substâncias inulina e oligofrutose que regulam o hormônio da fome, a grelina, e ajudam na perda de peso. Esse alimento também possui ação anti-inflamatória.
Escarola: é rica em carotenoides que possuem ação antioxidante protegendo as células e combatendo diversos tipos de câncer.
Espinafre: é fonte de fibras alimentares, fundamentais para a boa digestão e para o funcionamento do intestino. Também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e é rico em betacatoreno, selênio, zinco e magnésio que combate a osteoporose, aterosclerose e hipertensão.
Gengibre com folhas: o gengibre é uma verdadeira “farmacinha”, combatendo infecções e inflamações diversas além de ser um aliado no emagrecimento. Suas folhas tem ação diurética, energizante e antioxidante.
Louro: conhecida pelo seu perfume, a folha de louro não é comida diretamente pelo seu sabor amargo, porém tem propriedades medicinais com ações antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatórias, diuréticas e adstringentes.
Mostarda: é rica em mostarda em fibras que atuam no funcionamento regular do intestino e ajudam a controlar os níveis de colesterol.
Nabo: a vitamina C presente nesse alimento fortalece a saúde dos olhos e protege o organismo de quem sofre com asmas.
Orégano: protege e fortalece o sistema imunológico, ajuda a elimina toxinas do corpo e protege contra bactérias que afetam pele, intestinos e outros órgãos do corpo.
Repolho: fonte de vitamina C que protege contra gripes, infecções, envelhecimento precoce e até depressão. Também é rico em antioxidantes que combatem radicais livres e alguns tipos de câncer.
Rúcula: é fonte das vitaminas A, C e K, que fortalecem a visão, pele, sistema imunológico e sistema cardiovascular. Ajuda a aumentar a tolerância na prática de exercícios físicos e a oxigenação muscular.
Salsa: tem função diurética e ajuda no emagrecimento, mulheres grávidas e portadores de diabetes, porém, devem evitar o consumo em excesso do alimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!