segunda-feira, 16 de maio de 2016

Sal do Himalaia, tempero da saúde?




                        Imagem inline 2


Quando se fala em sal, logo vem à mente os prejuízos que o seu consumo em excesso pode trazer à saúde. Porém, sem este tempero as refeições não teriam o mesmo gosto. Sua ausência total no organismo também é prejudicial à saúde, já que o sódio contido no sal colabora para o bom funcionamento do corpo, ao regular a quantidade de líquidos que ficam dentro e fora das nossas células.

                        Imagem inline 1

O sódio, contudo, pode provocar alterações nesses líquidos, levando o organismo a reter mais água e sobrecarregar os rins e causar hipertensão. Por isso, uma nova opção de sal com menos sódio vem chamando a atenção. 

Trata-se do sal do Himalaia, uma novidade que já vem sendo bastante difundida no país e que promete trazer benefícios à saúde. 

Retirado de uma reserva natural localizada aos pés da cordilheira do Himalaia, tem uma coloração rosada devido à alta concentração de minerais em sua composição e é considerado um dos mais puros do mundo.  

O sal do Himalaia é extraído e transformado em pequenos cristais, como os do sal grosso marinho. Ele pode ser usado dessa forma ou moído, da mesma forma que o sal refinado comum. Serve ainda como elemento decorativo e é indicado para banho. 

Diversos benefícios estão associados ao sal do Himalaia, pois contém fósforo, bromo, boro e zinco, entro outros minerais. O melhor de tudo é que o sódio aparece em menor quantidade, pois  em uma grama de sal refinado contém apenas 230 mg de sódio, enquanto o sal comum essa quantidade sobe para 400 mg de sódio/grama.


Como sal de cozinha, os cristais podem ser adicionados inteiros na comida. Quando moído, serve também para salgar peixes e saladas, sendo um bom ingrediente para realçar o sabor dos alimentos. 

O poder desintoxicante do sal rosa ajuda a eliminar toxinas do corpo, purificar o sangue e regular a produção de óleo pela pele. Além disso, a alta concentração de magnésio é benéfica para prevenir cãibras, fortalecer os músculos e o sistema imunológico.


Como sal de banho, o produto tem poder relaxante e de tonificar a pele, já que, uma vez adicionado na água morna, ele ativa a transpiração e, consequentemente, contribui para eliminar toxinas. Ele funciona também como esfoliante contribuindo para a restauração das células e redução dos sinais de envelhecimento.


O sal do Himalaia pode ser encontrado em alguns atacadistas da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) e também nos box de vendas de produtos de secos e molhados, onde é vendido por quilo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!