quinta-feira, 12 de maio de 2016

Produção orgânica ampliada no Rio

Agricultores do Brejal, em Petrópolis, apostam no programa para ampliar a produção e melhorar sua qualidade de vida.

         
Agricultores da localidade do Brejal, em Petrópolis, na Região Serrana, pioneiros na produção de orgânicos no estado, participaram na última quarta-feira (04/5) do primeiro sorteio do Programa Rio Rural na microbacia. No evento, realizado na Escola Municipalizada Avelino de Carvalho, 72 produtores foram beneficiados com subprojetos que vão desde a implantação de estufas para mudas nativas, cultivo protegido e secagem de café, a equipamentos de irrigação e aquisição de kits galinha caipira.
 
O sorteio faz parte da metodologia de incentivos do Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, garantindo igualdade de acesso aos agricultores participantes e o acompanhamento adequado dos projetos implantados. Para o vice-presidente da Associação de Produtores Rurais do Brejal, Paulo Aguinaga, o principal legado do programa na comunidade, que conta hoje com cerca de 280 produtores, será a organização comunitária.
 
- O grupo já atua com orgânicos aqui na localidade há quase 40 anos, mas a chegada do Rio Rural garantiu a todos uma organização maior. Os recursos e práticas sustentáveis, obviamente, são importantíssimos, mas a chegada do programa promoveu mesmo um maior engajamento para a participação e discussão das necessidades dos produtores dentro da associação - explicou ele.
 
Segundo o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, o fortalecimento da produção orgânica no Rio de Janeiro é perceptível, inclusive, pelo surgimento de grupos organizados em outras regiões do estado.
 
- Além da serra fluminense, que tem tradição no cultivo de orgânicos, estão ganhando força produtores de regiões em que predomina a agricultura convencional. Apenas o Noroeste ganhou 98 novos produtores nos últimos dois anos, graças ao apoio técnico da Emater-Rio e aos incentivos e capacitações do Programa Rio Rural, junto com nossos parceiros regionais. Este é o caminho certo para qualificar nossos produtos, agregando valor e gerando renda com a comercialização de alimentos saudáveis - declarou o secretário.
 
A Associação de Produtores Rurais do Brejal possui vários de seus integrantes no Grupo de Produtores do Brejal (GP do Brejal) e é formada por pequenos agricultores. Juntos, os dois grupos associativos são responsáveis por 85% da produção orgânica da cidade e também pelo fornecimento de grande parte dos alimentos vendidos no Circuito de Feiras Orgânicas do Rio de Janeiro.
 
Os produtores se orgulham do avanço de sua atividade.
 
- Fico feliz de fazer parte desta história dos orgânicos no estado e hoje tento passar para os produtores mais jovens toda a minha experiência e conhecimento do campo. Os próprios técnicos da Emater-Rio, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e de universidades estão sempre aqui com a gente, trocando ideias e conhecimentos - diz, orgulhoso, o produtor Levy Gonçalves de Oliveira, nascido e criado na comunidade e um dos pioneiros da Fazenda Pedras Altas, a primeira a apostar na agricultura orgânica em todo o Brasil, de acordo com a Emater-Rio.
 
Ex-produtor de cinema e há pouco tempo na agricultura, Luiz Henrique Fonseca acredita que a troca de experiência dos produtores locais, aliada ao apoio técnico do Rio Rural, vai ampliar a produção e possibilitar a melhoria da qualidade de vida de todos na localidade.
 
-Tenho um sítio aqui há 16 anos, mas só entrei no plantio há uns dois. É uma forma de garantir produtos de qualidade para o Armazém Sustentável que tenho há uns seis anos. No sítio, plantamos berinjela, pepino japonês, cebola, pimentão verde, jabuticaba, capim limão, produtos que utilizamos para a confecção de nossas conservas e geleias no armazém. A chegada do Rio Rural só nos incentiva ainda mais a ampliar nossa plantação e nossos negócios na região - comentou.
 
Todos os trabalhos do Rio Rural na microbacia do Brejal são coordenados pelos técnicos da Emater-Rio. Os subprojetos que a partir de agora serão implantados na localidade foram discutidos pelos próprios agricultores nas reuniões do Comitê Gestor da Microbacia (Cogem), que também decidiu pela contratação de duas técnicas – Mônica Cunha e Luciana Azevedo – para a elaboração dos Planos Individuais de Desenvolvimento (PIDs) de cada propriedade.Com a elaboração dos PIDs, os produtores passam a receber os equipamentos e os recursos não reembolsáveis do Rio Rural.
 
O sorteio dos subprojetos na microbacia do Brejal foi coordenado pelos técnicos do Escritório Regional Sul da Emater-Rio, Rafael de Souza Pereira e Nelson Antônio Pentagna; e pelos técnicos do escritório local de Petrópolis, Nelson Buarque Cavalcante Júnior e José Kleber Cytrangolo Rayol.
 
O GP do Brejal
 
O Grupo de Produtores (GP do Brejal) é formado por famílias de agricultores orgânicos, que há cerca de 40 anos produzem de acordo com os princípios da agroecologia nesta localidade de Petrópolis, em meio à Mata Atlântica.
 
Os produtores possuem uma sede para separação e armazenagem de produtos, com cerca de 300 metros quadrados, e semestralmente abrem o local e também os seus sítios para a visitação de consumidores de Petrópolis e de feiras orgânicas do Rio de Janeiro, para que estes passem a conhecer em campo as práticas adotadas nas lavouras. Todos possuem o selo do Sistema de Garantia Participativa (SPG), da Associação dos Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (ABIO), uma garantia de que os produtos são 100% produzidos sem agrotóxicos ou fertilizantes químicos.
 
- São dias de confraternização entre os produtores e consumidores, que passam a conhecer no campo as formas de plantio, o local de armazenamento, participam de colheitas e de almoço no galpão da associação, preparado com todos os nossos orgânicos. É uma forma de unir agricultores e consumidores em prol do consumo de alimentos mais saudáveis - explicou o produtor Levy de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!