segunda-feira, 2 de maio de 2016

Que tal um bolo especial para a mamãe?

                         

Veja essa dica natureba para o Dia das Mães. 

Receita: chef ensina bolo sem glúten para comemorar o dia das mães feita por Lucas De Carli é da época medieval.

Natural de Caxias do Sul, um dos rincões mais “italianados” do Brasil, o chef Lucas De Carli cresceu num universo povoado por delícias como barriga de porco, frango com vinho e tortei de abóbora com pinoli. Tudo preparado, obviamente, de acordo com as tradições familiares de sua mamma. Apesar de ter fugido um pouco da Itália e passear por cozinhas de diversos países no bufê Papilas Gustativas, De Carli apela para uma receita tradicionalíssima, sempre que pinta uma comemoração familiar, como Dia das Mães.

— Este bolo era feito na Itália no século XV. E o mais engraçado é que não leva farinha nem manteiga, só amêndoas e nozes, o que faz dele uma receita atual. Se quiser, ainda dá para fazer um chantilly para acompanhar.

INGREDIENTES

3 laranjas grandes com casca

1 colher de chá de sal grosso

5 xícaras de água fria

1 xícara de amêndoas

1/3 de xícara de nozes

6 ovos grandes (gema e clara separadas)

1 xícara de açúcar

1 colher de chá de extrato de laranja.

Para a calda:

1 xícara de água fria

1/2 xícara de açúcar

1 colher de chá de suco de limão espremido na hora

Para enfeitar: 300g de amêndoas picadas e tostadas.

Rendimento: de dez a 12 fatias

MODO DE FAZER

1. Massa. Coloque as laranjas inteiras em uma tigela com água fria e com o sal e deixe por uma hora. Lave bem as laranjas e coloque-as numa panela pequena com cinco xícaras de água fria. A água deve cobrir as frutas completamente. Coloque em fogo médio e, quando a água ferver, tampe a panela e cozinhe por 45 minutos. Escorra a água e esfrie as frutas em água corrente. Corte, tire as sementes e triture em um processador. Coloque em uma tigela.

2. Pique as amêndoas e as nozes bem fininhas e junte com as laranjas trituradas. Misture as gemas e o açúcar, até que a massa fique mais clara. Coloque o extrato de laranja e misture novamente.

3. Bata as claras em neve. Preaqueça o forno a 200 graus Celsius. Acrescente, aos poucos e delicadamente, as claras em neve à massa. Coloque tudo em uma forma e asse por mais ou menos uma hora. Deixe esfriar.

4. Calda. Coloque a xícara de água e o açúcar em uma panela pequena e coloque em fogo médio. Deixe ferver. Adicione o suco de limão e ferva até formar uma calda bem espessa (demora entre 15 e 20 minutos para chegar neste ponto).

5. Desenforme o bolo e pincele com esta calda. Pique as amêndoas em pedaços médios e cubra todo o bolo já umedecido pela calda. Se desejar, regue com um pouco de rum ou conhaque. Para enfeitar, use tirinhas feitas com a casca da laranja ou com laranja caramelizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário