sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Mandioca e melão amarelo estão mais em conta

                               
 
Semanalmente a CEAGESP (Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo) prepara uma lista com produtos com os preços em baixa, estáveis ou em alta, para você se alimentar bem e economizar mais. Confira a lista dos produtos:

PRODUTOS COM PREÇOS EM BAIXA

Mamão papaya, banana prata SP, morango comum, nêspera, tangerina poncam, coco verde, laranja lima, laranja pera, carambola, melão amarelo, goiaba branca e vermelha, banana nanica, pepino comum, abobrinha italiana, abobrinha brasileira, pepino japonês, tomate carmem, abóbora moranga, tomate rasteiro, chuchu, batata doce rosada, cara, mandioca, coentro, rúcula, couve manteiga, espinafre, repolho roxo, brócolos ninja, salsa, repolho, escarola, alface crespa, alface lisa, acelga, nabo, milho verde, alho porró e batata lavada.

PRODUTOS COM PREÇOS ESTÁVEIS

Atemóia, jabuticaba, tangerina cravo, limão taiti, mamão formosa, fruta do conde, tangerina murcot, laranja seleta, maçã gala, uva itália, acerola, manga tommy, abacaxi havai, banana terra, uva rubi, cara, tomate pizzad'oro, gengibre, pepino caipira, batata doce amarela, pimentão verde, jiló, abóbora seca, cebolinha, rabanete, agrião, couve-flor, cenoura c/ folha, batata asterix, e ovos branco.

PRODUTOS COM PREÇOS EM ALTA

Melancia, abacate breda, maracujá azedo, maracujá doce, pera estrangeira, caju, uva crinsson,  banana maçã, manga hadem, abacaxi pérola, uva rosada, maçã importada, berinjela, pimentão amarelo, pimentão vermelho, beterraba, abóbora japonesa,ervilha torta, mandioquinha, vagem macarrão, brócolos comum, alho argentino, cebola nacional e cebola estrangeira.

Mandioca

Raiz versátil é comercializada ao preço médio de R$ 0,92 o quilo, no atacado do Entreposto Terminal São Paulo da Ceagesp. A dica de compra é sugerida pela Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) da CEAGESP.

Fonte de fibras e isenta de glúten – qualidade que a faz não pesar tanto na digestão –, ela carrega versatilidade no nome, nas condições de plantio e nas formas de preparo.

Dependendo da região, é chamada de aipim, macaxeira, maniva, uaipi ou xagala. Não há tempo ou terra ruim para essa raiz.

Em 2014, deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) mais de 27 mil toneladas do produto, provenientes das cidades paulistas de Capela do Alto, Mogi Mirim, Alambarí e Arandu.

No atacado do entreposto paulistano, a mandioca pode ser encontrada ao preço médio de R$ 0,92 o quilo. O período de maior safra vai de abril a setembro.

“PÃO DA TERRA” – A raiz constitui um dos principais alimentos energéticos para cerca de 700 milhões de pessoas. Mais de 100 países cultivam a mandioca, sendo que o Brasil participa com 10% da produção mundial (é o segundo maior produtor do mundo).

Entre as diversas formas de preparar o alimento, a equipe de nutricionistas do Banco CEAGESP de Alimentos sugere um receita tradicional, bem conhecida da maioria das pessoas e que, para quem gosta, é muito saborosa: Bolo de Mandioca.

Sua importância era tanta nos tempos coloniais que o padre José de Anchieta a batizou como o “pão da terra”. Citada na carta de Pero Vaz de Caminha, ela acabou adotada pelos portugueses.

“RAINHA DO BRASIL” – “Não fosse sua presença, a ocupação das terras brasileiras teria sido mais difícil”, diz o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Joselito Motta. Não à toa, o historiador Luís da Câmara Cascudo chamou a planta de a “rainha do Brasil”.

Originária da América do Sul, de fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros. Ela está entre os oito primeiros produtos agrícolas do país em termos de área cultivada e é o sexto em valor de produção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!