Passo a passo para garantir uma dieta saudável
Seguir uma dieta para emagrecer ou até mesmo para fazer uma reeducação alimentar não se resume apenas em cortar alguns tipos de alimentos e priorizar outros. É claro que essa é a parte mais importante do processo, mas algumas atitudes práticas podem ajudar a pessoa ter um sucesso maior. Veja seis dicas sugeridas por nutricionistas.
1 - Beber água perto das refeições:
De acordo com o nutricionista Marco Antonio Gaioto, da clínica Renew Med, a água ajuda a dar uma tapeada na fome: “Por exemplo: se o lanche fica a desejar, ou seja, não sacia completamente, beber um pouco d’água ajuda nesse preenchimento do estômago. Isso vale também para antes das principais refeições”.
2 - Parar de comer antes de ficar realmente satisfeito:
“Não é certo sair de uma refeição empanturrado de comida. O ideal é encerrar sentindo um pouquinho de fome. Essa é a medida para uma pessoa que não tem noção de quantidade e quer comer bem. Assim, você se alimenta, mas sem exagero. A questão é que o cérebro demora cerca de 20 minutos para saber que a pessoa está saciada, mas, hoje em dia, infelizmente, ninguém passa 20 minutos comendo”, diz Marco Antonio.
3 - Água com limão, em jejum:
“Beber um copo d’água com meio limão espremido, ainda em jejum, é uma excelente alternativa para limpar o organismo logo pela manhã”, sugere Alessandra Almeida, da Clínica Andrea Santa Rosa.
4 - Comer de três em três horas:
Segundo a nutricionista Mariana Del Bosco, especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp, a atitude ajuda a manter o metabolismo ativo ao longo do dia.
5 - Use a mão para medir a porção de carne:
A especialista ensina que a palma da mão equivale a aproximadamente 100g de proteína: “Em uma dieta para emagrecer, com 1.200 a 1.800 calorias, a medida da proteína é entre 100g e 150g”.
6 - Comece a refeição pela salada, depois consuma a proteína e, por fim, o carboidrato:
“Se no prato tiver proteína, isso garante saciedade na próxima refeição. Por exemplo, se você tem muita fome à tarde, precisa olhar se no almoço não faltou a quantidade certa de proteína. Ela estimula o cérebro a produzir substâncias que dão saciedade num prazo maior. A fibra também ajuda nesse sentido. Como ela precisa de uma mastigação maior, ela também promove a saciedade. Assim, a ordem ideal, principalmente para quem ingere muito carboidrato, é comer a salada primeiro, depois a carne e, no fim, o carboidrato”, diz Mariana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!