Açaí: fruto energético está salvando a Amazônia e a gente
Ambientalistas destacam o valor do cultivo e nutricionistas apontam oito motivos para a nossa saúde.
Com um facão entre os dentes, um jovem abraça o tronco, apoia os pés descalços na casca e escala aos saltos até o alto de uma palmeira, 20 metros acima. O rapaz corta o talo de um cacho de frutos e depois desliza até o chão com seu botim na mão. Perdida no final de um caminho de terra no coração do Estado do Acre, a aldeia de Senibu aposta na colheita do açaí para evitar o desflorestamento da Amazônia.
A palmeira que produz este fruto roxo, energético e antioxidante, cresce de forma natural nesta selva milenar. Grupos ambientalistas, entre eles a organização WWF-Brasil, destacam seu valor para dissuadir os pequenos agricultores de optar pelo desflorestamento. “Antes nos queimávamos as árvores para criar lotes e semear milho ou feijão”, explica o trabalhador do campo. “Como o açaí é vendido a bom preço, já não derrubamos mais. A floresta se converteu numa fonte de receita”, ele prossegue.
Com 4,2 milhões de quilômetros quadrados de floresta amazônica, o Brasil possui 67% desta imensa reserva de água doce e de biodiversidade, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Só no ano de 2003, 5.800 quilômetros quadrados despareceram deste território brasileiro, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Avançadas (INPE).
“Para preservar a floresta é preciso sensibilizar os habitantes, mas também é preciso propor-lhes alternativas à pecuária ou à mandioca. É a sobrevivência de suas famílias que está em jogo”, explica Andréa Alexandre à AFP, pesquisadora em engenharia florestal em Rio Branco (capital do Estado).
A produção, contudo, continua a ser muito artesanal: este agricultor debulha os cachos à mão, transporta os frutos numa trouxa e os passa para um primo, proprietário de uma trituradora rudimentar.
A máquina engole todas as bagas e as faz rodar como se fossem bolinhas de gude até que expulsam um suco espesso e roxo, cujo gosto é parecido com o de chocolate amargo. A WWF-Brasil se propôs como meta “salvar um milhão de árvores” entre 2009 e 2016. Para isso, reforçar a produção do açaí é uma das estratégias. “Mas o desafio é gigantesco: os povoados muitas vezes só são acessíveis por canoa e os frutos apodrecem em 48 horas“, assinala Kaline Rossi, responsável pela operação da WWF-Brasil.
- Oito motivos para tomar açaí hoje:
O Açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras,lipídios e uma excelente fonte das vitaminas: vitaminas C, B1 e B2. O açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio. Aqui estão os 8 benefícios do Açaí para saúde:
Prevenção do Câncer:
O açaí contêm antocianinas, um tipo de antioxidante que se crê desempenhar um papel importante na prevenção do câncer. As antocianinas estão presentes em todas as bagas (elas são responsáveis pelas ricas cores preto, vermelho e roxo de bagas) a pesquisa constatou que eles podem ter um efeito preventivo e significativo sobre o câncer.
Diminui o colesterol:
Um estudo publicado na revista Nutrição, descobriu que ratos alimentados com dietas ricas em gordura, juntamente com a polpa do açaí tinham níveis mais baixos de colesterol total e LDL (“mau”) do que os ratos que foram alimentados com dietas ricas em gordura, sem polpa de açaí. As antocianinas no açaí também podem ajudar a reduzir níveis de colesterol.
Saúde do Coração:
Um estudo publicado na edição de junho de 2011 da revista Atherosclerosis descobriu que o suco de açaí protege contra a aterosclerose (endurecimento das artérias), inibindo a produção de citocinas pró-inflamatórias. Os benefícios de redução do colesterol mencionados acima também contribuem para o papel do açaí na manutenção de um coração saudável.
Ricos em antioxidantes:
Estudos sobre o Açaí roxo foi encontrados altos níveis de atividade antioxidante. Os Antioxidantes são benéficos porque lutam contra os radicais livres, Com isso há uma grandes baixas nas quantidades associadas com as taxas de câncer, doença cardíaca e derrame.
Suporte do Sistema imunológico:
Os antioxidantes no açaí, incluindo altos níveis de vitamina c, pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico.
Anti-inflamatório:
Houve alguns resultados promissores em estudos que mostram que o açaí pode ajudar com os sintomas de doenças devido à inflamação crônica, como asma e doenças auto-imunes. Um estudo revelou que o açaí pode ser um inibidor de COX-1 e COX-2 inibidor natural, o que significa que ele pode ajudar a inibir a dor e a inflamação, sem os efeitos colaterais ou prescrição de COX-1 e COX-2.
Anti-envelhecimento:
Os antioxidantes no Açaí pode ajudar a reduzir os efeitos do envelhecimento. Flavonóides e antocianinas protegem as células dentro do corpo e pode reduzir a degeneração das células, ajudando a manter o corpo saudável e jovem.
Perda de Peso:
Empresas que vendem açaí afirmam que muitas vezes ele acelera o metabolismo. Embora contém aminoácidos que se acredita ser essencial para um metabolismo saudável, ainda há muito pouca evidência científica para provar que comer Açaí há uma ajuda na perda de peso. Dito isto, bagas do Açaí são muito ricas em fibras e pobre em calorias e qualquer alimento com essas qualidades, quando consumidos em lugar de lanches carregados de calorias, a vontade ajuda a pessoa a manter um peso saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!