Mel petrificado do Himalaia
"Mas você não precisa ir longe e pode tentar com o nosso mel mesmo. Fica uma delícia, realmente."
Durante sua entrevista no Jô Soares, do dia 24/10, o jornalista e adepto da Yoga, Artur Veríssimo, falou sobre o mel petrificado que ele trouxe do Nepal, depois de subir o Himalaia. Em seguida, o apresentador ofereceu um pedaço à atriz Débora Secco, que adorou. Qual a novidade? Lá existem as maiores abelhas do mundo.
No coração do Nepal, moradores de um vilarejo no Himalaia arriscam suas vidas em escadas, cordas e cestas precárias para chegarem às colmeias das maiores abelhas do mundo. Além disso, os corajosos exploradores do penhasco precisam atravessar uma "cortina" de furiosas abelhas Apis Laboriosa.
A tradição de "caça ao mel" da tribo Gurung data do ano 11.000 antes de Cristo. A atividade milenar, entretanto, corre risco de desaparecer nas próximas décadas, já que as mudanças climáticas estão fazendo com que o número de colmeias diminua drasticamente. Além disso, a intervenção do governo na exploração do mel é considerada outra grande ameaça.
Temos o privilégio de irmos no mercado e comprar um pote de mel, sem muitos esforços. Com os homens da tribo Gurung, no Nepal, é bem diferente, corajosos, trabalham no processo de capturar os favos das maiores abelhas produtoras de mel do planeta. Essa é uma atividade feita pela tribo duas vezes ao ano, com ferramentas construídas com galhos e bambus e escadas feitas com cipó.
Um detalhe interessante para quem for viajar. Não precisa ir ao Nepal para comprar o mel, pois ele é vendido nos supermercados e delicatessem do Japão, China e Coreia do Sul.
Mas você pode tentar com o mel daqui!
O mel puro se cristaliza com o tempo, é um processo natural e não prejudica o produto, acontece por causa da separação dos açúcares contidos no mel e pode ser mais lento ou mais demorado, depende da florada do mel e da temperatura. Normalmente o mel cristaliza em temperaturas mais baixas.
O primeiro açúcar que cristaliza é a glicose, ou seja, se o mel apresentar alto teor de glicose, vai cristalizar mais rápido. Se ele apresentar mais frutose, pode levar mais de um ano para começar a cristalizar.
Se você não quiser tentar fazer um mel petrificado, para descristalizá-lo, de forma leiga e de acesso para todos, basta colocar num recipiente exposto ao sol, ou então, durante pouco tempo no microondas.
Colocá-lo exposto ao sol também serve para mantê-lo líquido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!