terça-feira, 28 de outubro de 2014

Estes alimentos, será que são saudáveis?


Estes alimentos, será que são saudáveis?

O jornal Extra do Rio destaca que alguns alimentos que passam a ideia de serem saudáveis, na verdade, escondem componentes que não são tão amigos da dieta. É melhor trocar o pãozinho por biscoito de água e sal? Queijo amarelo é sempre pior do que o branco? Peito de peru ou presunto?

“Na onda dos alimentos de baixa calorias, sem glúten, sem lactose, light, diet e afins, muitas pessoas se confundem em relação ao que é realmente saudável e acabam fazendo escolhas que não fazem bem à saúde. Ou seja, fazer algumas trocas nem sempre é grande coisa”, alerta a nutricionista e health coach Isabelle Vorcaro, da Detox in box e da Iron Box: “Alimentos industrializados foram feitos para facilitar a nossa vida, mas devem ser consumidos com muita moderação”.

Conheça nove alimentos listados pela profissional que parecem, mas não são tão saudáveis assim:

  • Barrinha de cereais

As tão famosas barrinhas prometem ser uma ótima opção para o lanche porque são práticas de armazenar e contêm fibras – nutrientes que aumentam a sensação de saciedade, dão energia e ajudam no funcionamento do intestino e na absorção de gorduras. Ótimas e práticas, pelo menos na teoria. Muitas das que existem no mercado são, na verdade, ricas em açúcar, glucose de milho, conservantes corantes e estabilizantes além de sódio. O que vem primeiro na embalagem, normalmente é o que está em maior quantidade, então procure marcas em que a fibra esteja no começo da lista. Prefira as de fruta, orgânicas, que são menos gordurosas, e as que contêm flocos de milho, mel, aveia e castanhas. Você pode fazer uma barrinha mais natural em casa ou substituí-la pela bananada (doce de banana em massa) sem açúcar, que também tem fibra e mais vitaminas. Nesse caso, a banana não é desidratada, como na barrinha, mantendo seus nutrientes.

  • Suco de caixinha

Também chamadas de néctar de fruta, têm tanto quanto ou até mais açúcar do que os refrigerantes. São até duas colheres de sopa a cada 200 ml, além de uma quantidade grande de sódio. Os corantes e aromas também aparecem no suco de caixinha (inclusive nos de soja), ou seja, mais química ainda. A saída é alterná-lo com o suco natural, água de coco, chás de ervas (ou água mesmo!). Outra alternativa é o suco pronto integral, que não tem açúcar e só precisa ser dissolvido em água. Mas não abuse! Qualquer tipo de suco deve ser consumido, no máximo duas vezes ao dia, pois são calóricos – pense que, para fazer apenas um copo do de laranja, é preciso espremer três frutas!

  • Peito de peru ou presunto?

Os dois têm a mesma quantidade de sódio e gordura, porque são uma mistura de carne e pele do animal.

  • Pães multigrãos

Ricos em farinhas que nem sempre são integrais e passam por muito processo de refino. Olhe sempre os rótulos: o primeiro ingrediente tem que ser farinha de trigo integral.

  • Iogurte frozen

São misturas de leite e açúcar com teor elevado de frutose, tipo de açúcar que eleva a glicose sanguínea muito rapidamente podendo provocar ganho de peso se consumido regularmente. O picolé normal também açúcar, mas é mais natural do que o frozen, pois não leva leite, que é inflamatório.

  • Cereal matinal

Estes, sem dúvidas, são as maiores misturas com açúcar conservantes e corantes. Além disso, têm carboidratos refinados que levam ao ganho de peso e diabetes precoce. No lugar deles, pode-se consumir os cereais integrais: chia, aveia, amaranto, as granolas com flocos de milho, flocos de arroz, castanhas, semente de abóbora e girassol.

  • Produtos light e diet

Os diets são alimentos usados para fins especiais como pessoas com diabetes e hipertensão, que têm restrição de açúcar ou sal, por exemplo, ou seja, são para pessoas com doenças ligadas a nutrição. Já os light possuem na sua composição diminuição ou redução de algum nutriente específico, como por exemplo, a gordura, mas, normalmente, há a compensação de outros, como o açúcar. São usados para emagrecimento, mas seu uso indiscriminado tornou-se popular e os indivíduos acabam comendo mais quantidade do que devem.

  • Biscoito de água e sal ou pão?

O biscoitinho de água e sal cai na questão da panificação, da comida industrializada. O biscoito é rico em glúten e carboidrato simples. Já o pão, só tem amido e até precisa de um complemento para aumentar o valor nutricional. Um pãozinho sem miolo, às vezes, cai melhor.

  • Queijo branco ou amarelo?

Alguns queijos brancos são mais magros e outros não. Não é a cor que determina qual é o queijo mais saudável, mas tipo de leite que é usado para compor (se é integral ou desnatado). Para saber, é muito importante olhar o valor nutricional e a quantidade de gordura na embalagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!