Orégano: esse santo tempero e aliado na saúde da mulher
O ambiente televisivo, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, está infestado de programas que cuidam da culinária e gastronomia, ou "onda gourmet". Alguns são muito bons, mas tem outros que dá vontade de varrer com uma vassoura de bruxa, por que muitos titulares desses programas ou são muito vedetes, ou picaretas mesmo. Eles aproveitam uma oportunidade, uma janela aberta por patrocinadores, na base do quem indica, e tentam vender o feijão com arroz, com ares de sofisticação: são os "chefs". E tem aqueles que, sem nada para falar, cometem gafes horrorosas. Foi o caso, acho, da Rita Lobo, que tem o "Cozinha Prática", no canal pago GNT. Ao ser entrevistada para a coluna Gente Boa, do Globo, que foi publicado nesta quinta-feira (23/10), ao falar do orégano, a apresentadora saiu-se com essa em relação ao famoso tempero: "O orégano pode deixar tudo com gosto de pizza, virar veneno num prato".
Muitos estão acostumados a associar o tempero às pizzas, mas, daí envenenar ou estragar a comida, seria muito desconhecimento sobre sua aplicação na culinária, principalmente italiana, portuguesa e grega. A chamada "culinária mediterrânea" utiliza muito esse tempero que pode virar, inclusive, um benéfico chá.
O orégano ou oregão (Origanum vulgare) é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Considera-se que as folhas secas tem melhor sabor. O orégano é um alimento, mas conhecido como uma folha repartida, várias folhas dele são picotadas para darem aroma e sabor.
Várias espécies do gênero Origanum são nativas do Mediterrâneo usadas como tempero. A influência do clima, tempo e fertilidade do solo na composição dos óleos essenciais que dão seu aroma característico é maior que a diferença entre as varias espécies.
Orégano tem alta atividade antioxidante pela presença de ácido fenólico e flavanoides. Adicionalmente tem propriedades antimicrobianas contra bactérias como Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos, o que faz com que ajude a preservar alimentos.
- Utilização na culinária
É um ingrediente insubstituível na culinária italiana, onde é utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne, e na pizza. Junto com o manjericão dá o caráter da culinária italiana.
Em Portugal os orégãos são indispensáveis na confecção de caracóis, e é usado também em caldeiradas e em saladas de tomate e queijo fresco ou requeijão.
Aparece também, ainda que em menor medida, nas cozinhas espanhola, francesa, mexicana e grega.
- Bom para a saúde
Muitos de nós usamos o orégano simplesmente para dar um sabor diferente às nossas comidas ignorando que ele tem propriedades curativas; pelo qual hoje falaremos delas, das propriedades curativas do orégano!
Ele é um estimulante para o estômago, especialmente nos casos de perda do apetito, dificuldade de digestão ou gases. Além disso é carminativo; antiespasmódico; expectorante, especialmente nos casos de bronquite ou asma; antisséptico; diurético; sudorífico, eliminando as toxinas do organismo; e também é muito usado contra anemia.
É muito bom também contra o insonia, o estresse, cansaço nervoso, exaltações febris, e em seu uso externo alivia dores reumáticas e articulares como também para combater a celulite.
Como se não bastasse, é emenagogo, o que quer dizer que reduz as dores menstruais, assim como o que vem depois: dor de cabeça, de estômago e retenção de líquidos. É um antioxidante, o que pode ser muito vantajoso para os tratamentos de Aids e Câncer.
Ao saber estes “poderes” do orégano, é muito bom você tê-lo em mente caso padeça alguma destas doenças e começar a utilizá-lo em suas comidas pode-lhe trazer melhoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!