sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Tomate de Tanguá (RJ) conhece novas técnicas

                       
                          


Beneficiários do programa Rio Rural, do governo estadual, participaram de atividade de campo para divulgação do Tomatec, tecnologia desenvolvida pela Embrapa Solos, órgão de pesquisa do governo federal.

Agricultores do município de Tanguá, Região Metropolitana, beneficiários do Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, participaram de dia de campo onde conheceram o "Tomatec", sistema de produção de tomates que reduz de forma significativa o uso de agrotóxicos, em comparação com o cultivo convencional. Desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Solos), o Tomatec utiliza tecnologias como manejo integrado de pragas, fertirrigação por gotejamento, ensacamento de frutos e uso de fitilhos na lavoura.

A principal inovação deste tipo de cultivo é a combinação de diversas práticas para a melhoria da produção. Entre elas, o ensacamento dos frutos funciona como uma barreira contra os defensivos agrícolas, enquanto a fertirrigação concilia a irrigação e a adubação do solo em um mesmo processo. O uso de fitilhos plásticos - que substitui o bambu - e o manejo integrado de pragas evitam a propagação de doenças na plantação.

Produtora de citros orgânico, Mônica da Silva Bicudo pretende diversificar sua lavoura com o tomate. Ela ficou interessada em utilizar as tecnologias apresentadas em um sistema orgânico de cultivo. Para o olericultor Alcidiney Rosa Soares, o Tomatec pode estimular mudanças, ao reduzir o uso de aditivos químicos.

- Ainda não planto tomates, mas pode ser uma boa opção, porque rende um pouco mais. Conhecer a técnica foi bom, já que trabalhar com agrotóxicos é complicado e perigoso - destacou.

Maria Rosélia da Silva, supervisora substituta, técnica em agropecuária da Emater-Rio e executora do Programa Rio Rural, destaca que o evento foi alinhado com a questão do desenvolvimento rural sustentável.

- Foram quatro palestras muito interessantes e os produtores gostaram bastante. É importante que conheçam novas práticas - destacou. Além das tecnologias utilizadas no Tomatec, foram discutidos conceitos relacionados à conservação de solo, eficiência do uso da água e adubação.

O dia de campo sobre o Tomatec foi uma realização da Embrapa Solos, em parceria com a Emater-Rio e a secretaria municipal de Agricultura de Tanguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!