terça-feira, 18 de novembro de 2014

Rio recebe um dos maiores eventos cervejeiros do mundo


Mondial de La Bière, que começa no dia 20/11, no Terreirão do Samba, se destaca como o mais importante evento para degustação e difusão da cultura cervejeira do país

O Mondial de La Bière está chegando mais uma vez à capital carioca e promete superar o sucesso da primeira edição, que aconteceu em 2013. De 20 a 23 de novembro, os amantes, apreciadores e produtores de cerveja terão a oportunidade de degustar um mundo repleto de sabores, aromas e texturas, no Terreirão do Samba, centro da cidade. O espaço reunirá grandes rótulos e personalidades do segmento, uma oportunidade única para saborear cervejas exclusivas e que ainda não são distribuídas no Brasil. O festival é promovido e organizado pela Fagga | GL events Exhibitions.

“Nossa expectativa em 2013 foi superada e queremos repetir este ano. Para a edição de 2014 aumentamos nossa área em 30% e quase dobramos o número de cervejarias. O evento é de extrema importância para o mercado de cervejas, bares e restaurantes pois demonstra como há consumidores ávidos por novos rótulos – prova de que ainda há muito espaço para o setor crescer. O Rio não tinha tradição cervejeira e o Mondial chegou para mostrar uma mudança de cultura; hoje a cidade tem um dos Festivais mais importantes do mundo”, explica Victor Montenegro, diretor de negócios da Fagga.

Além dos mais de 600 rótulos de cervejas especiais para degustação, o Mondial oferecerá aos visitantes uma vasta programação, com concursos, Bate Papos com Cerveja, shows, Petit Pub e Beer Boutique. Uma experiência única, onde público e produtores se unem em uma grande confraternização. Grandes mestres cervejeiros e rótulos premiados já são presenças confirmadas no evento. Um deles é o dinamarquês Jeppe Jarnit-Bjergsø, da cervejaria Evil Twin, que aparece entre as dez melhores do mundo.

“A segunda edição do Mondial de La Bière oferecerá aos visitantes uma grande seleção imperdível de cervejas. Acredito que o carioca será seduzido por esta nova seleção e que teremos ainda mais visitantes nesta edição”, comenta Jeannine Marois, presidente do Mondial de La Bière e responsável pela organização internacional.

No evento, os expositores poderão participar do Mbeer Contest Brazil, concurso reconhecido mundialmente por sua seriedade e importância no meio. Um júri composto de profissionais internacionais e nacionais, premiarão cervejas nas categorias ouro e platina. Jarnit-Bjergsø é o primeiro confirmado entre os jurados. O resultado será revelado no 21/09/14. Por sua vez, o grande público poderá também eleger as cervejas de sua preferência, em um concurso popular. As três mais votadas serão anunciadas ao final do evento.

Uma das exclusividades da edição brasileira é o Beer Boutique, onde o visitante poderá abastecer o seu estoque de cervejas especiais, além do Petit Pub, espaço para degustação de cervejas inéditas, com alguns rótulos que ainda não chegaram ao mercado nacional.

Para a edição carioca, os ingressos já estão sendo vendidos, com preços a partir de R$ 35 e viradas de lote. A organização espera um aumento de 15% de público com relação ao ano passado e a expectativa é que os quatro dias de evento recebam mais de 23 mil pessoas. O Terreirão do Samba continua sendo oficialmente a casa do Mondial de La Bière. Com uma área climatizada de 4 MIL M², quase 25% maior que a da edição de 2013, o espaço atendará de forma completa aos visitantes do evento, além de ser um ponto central e com várias opções de acesso. A maior e melhor estrutura permitiu também dobrar a área de alimentação. Vendas pelo site: www.mondialdelabiererio.com. O evento apoia à Lei Seca e adverte os visitantes que utilizem transporte público para ir ao Mondial.

Sobre o Mondial de La Bière

Realizado anualmente em Montreal, no Canadá, e em Mulhouse, na França, o evento é um festival único, de entretenimento e degustação. Ele é considerado a porta de entrada para muitas indústrias de cervejas estrangeiras nos países de realização. As edições de 2013, atraíram aproximadamente 160 mil visitantes, 1900 rótulos de cerveja e 500 cervejarias.

No Brasil, o Mondial de La Bière é promovido e organizado pela Fagga | GL events Exhibitions. O evento tem a apresentação da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Riotur, patrocínio oficial do Hanseatic Tours e Sebrae, e o apoio institucional do SindRio, sindicato que representa mais de 17 mil estabelecimentos dos setores de hotelaria e alimentação distribuídos hoje pelo município do Rio de Janeiro.

Sobre a Fagga | GL events Exhibitions
Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, a Fagga l GL events Exhibitions é uma das maiores empresas em promoção e organização de feiras do país, responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais. Subsidiária do grupo GL events Brasil, operação brasileira de uma das maiores empresas mundiais do ramo de eventos, a francesa GL events, a Fagga soma mais de meio século de experiência.

Serviço: Data: 20 a 23 de novembro de 2014.
Horário: De quinta a domingo, das 14h às 23h.
Local: Terreirão do Samba | Rua Benedito Hipólito, s/nº, Centro - Rio de Janeiro
Ingressos: Preço a partir de R$ 35. Vendas pelo site:

Petit Pub (Veja alguns tipos inéditos de cervejas que serão oferecidos)

No Petit Pub do Mondial você encontrará alguns rótulos inéditos no mercado e alguns lançamentos. Confira abaixo, a lista de algumas das cervejas que estão chegando ao Brasil, especialmente para nosso evento:

► CANADÁ

ALE DE HARDY 10.5%
A Ale de Hardy apresenta sabores fortes de cevada maltada acentuados por notas de caramelo, frutas secas e uma sensação estimulante proporcionada por um maior teor de álcool. Durante sua degustação, podem ser percebidas notas de vinho do Porto, cereja preta e pirulito de maple (maple).

L’ASSOIFFÉ 10 9.2%
A nossa Assoifé—10 Tripel é uma cerveja dourada com aromas cítricos e frutas amarelas maduras, além de um sabor suavemente adocicado acompanhado por um toque final que lembra a suavidade do mel.

EXPLOITÉ 6.5%
Lupulada durante 90 minutos, essa cerveja é saborosa e ... muito amarga! Notas florais e herbáceas são complementadas por sabores cítricos complexos e um toque maltado sutil.

INFUSÉE 5.4%
L'Infusée, uma cerveja branca composta por três chás. A nossa Infusée é sempre feita com chá verde, para que possa proporcionar poderosas propriedades antioxidantes.

▪ BRASSERIE DIEU DU CIEL !

MORALITÉ 6.5%
American IPA. O conceito de moralidade pode levar a diferentes interpretações, e em Quebec, esse conceito está historicamente associado ao álcool.Assim, nós utilizamos uma quantidade imoral de lúpulos a partir de uma mistura composta pelos lúpulos Simcoe, Citra e Centennial. Esse trabalho resulta em um toque final seco, aromático, resinoso e que evoca sensações associadas a frutas tropicais, revelando um amargor acentuado. A moralidade nasce de uma parceria entre a cervejaria John Kimmich e a The Alchemist em Vermont, EUA.

PÉCHÉ MORTEL 9.5%
Imperial coffee Stout. Cerveja preta intensa, densa, que apresenta acentuados aromas tostados.

ROSÉE D’HIBISCUS 5.9%
Cerveja de trigo, de coloração rosada. O aroma e o sabor de hibisco proporcionam a esta cerveja uma ligeira acidez e um aroma muito agradável. Super refrescante.

▪ LE TROU DU DIABLE

LA BUTEUSE 10.0%
Cerveja de coloração âmbar coberta por espuma abundante. Seu corpo, repleto de delicadas bolhas de champanhe, carrega perfumes açucarados e aromas de especiarias exóticas. Tudo isso ganha respaldo no calor do álcool e no seu perfume inebriante.

LA DULCIS SUCCUBUS – BRASSIN SPÉCIAL 7.0%
Seis meses de envelhecimento em barris de carvalho californiano usados no armazenamento do vinho branco produzido pelo fungo botrytis conferem a esta cerveja um aroma complexo que se assemelha a flores, mel, baunilha, damasco e couro, pela adição de leveduras selvagens. Quando degustada, a cerveja se mostra plena e generosa, exalando aromas agridoces com um fundo de pêssego e lúpulos americanos.

LE SAND D’ENCRE 5.5%
Cerveja de uma coloração preta intensa, permeada por um aroma de café mocha espumoso, deixando delicadas rendas no copo. Generoso aroma de café marrom-chocolate e lúpulos herbáceos. Redonda e cremosa na boca, seu amargor é realçado por um toque de anis que se desfaz sumariamente em meio a doçura do açúcar.

► ESTADOS UNIDOS

▪ DOGFISH HEAD CRAFT BREWERY

90 MINUTE IPA 9.0%
Uma IPA com sabores frutados banhados em Brandy, além de passas e frutas cítricas.

INDIAN BROWN ALE 7.2%
Um cruzamento entre uma Scotch Ale, uma IPA, e uma Brown americana, esta cerveja é bem lupulada e maltada ao mesmo tempo. É fabricada com cevada aromática e açúcar mascavo caramelizado.

MIDAS TOUCH 9%
Nossa receita apresenta os renomados ingredientes de cevada, uvas moscatel brancas, mel e açafrão, encontrados nos cálices do túmulo do Rei Midas! Algo comparável a uma cerveja, vinho e hidromel, a suavidade desta ale seca irá agradar os amantes de uma Chardonnay ou IPA. As notas que se apresentam em sua degustação são mel, açafrão, mamão, melão e biscoito.

▪ LAGUNITAS BREWING CO.

LAGUNITAS IPA 6.0%
Cerveja leve de coloração âmbar feita com base em uma receita formulada com maltes e lúpulos que atuam em conjunto para um equilíbrio total. Aroma marcado com toque final docemente lupulado.

▪ LAGUNITAS BREWING CO. (SUITE)

A LITTLE SUMPIN’ SUMPIN’ ALE 5.0%
Um estilo verdadeiramente original que caracteriza um forte toque final de lúpulo em um corpo sedoso. Uma pale ale de trigo altamente filtrada.

PILS 6.2%
Essa cerveja se caracteriza por uma coloração dourada brilhante e nebulosa com densa espuma branca que atinge uma respeitável espessura, deixando um rendado marcante na borda do copo. Aromas de grãos de cereais tostados, massa de pão, pimenta preta, lúpulos nobres, e um perfil fermentado ligeiramente amanteigado. Muito limpa e brilhante.

▪ BREWERY OMMEGANG

ABBEY ALE 8.5%
Para a fabricação da Ommegang, nossa primeira cerveja, pegamos inspiração nas seculares práticas de produção cervejeira dos monges trapistas belgas. Essa cerveja avermelhada exala uma variedade de aromas, incluindo ameixa e canela, e apresenta sabores como caramelo, toffee, e alcaçuz.

HENNEPIN 7.7%
Esta ale dourada, rica e refrescante, provém de uma mistura entre gingersnap picante (biscoito de gengibre) e lúpulos cítricos.

RARE VOS 6.5%
Ale com especiarias; casca de laranja doce, pimenta da guiné, coentro.

3 PHILOSOPHERS 9.7%
A essência dessa cerveja é uma mistura singular e magistral entre uma ale forte, maltada e uma autêntica Kriek belga. Uma poderosa combinação entre cerejas, maltes tostados e chocolate escuro.

WITTE 5.2%
Ale de trigo no tradicional estilo belga, com especiarias, cascas de laranja doce e coentro.

▪ SIERRA NEVADA

PALE ALE 5.6%
Nossa cerveja mais popular, a Sierra Nevada Pale Ale, é uma deliciosa interpretação de um estilo clássico. Apresenta uma cor âmbar profunda e um caráter excepcionalmente encorpado e complexo. Generosas quantidades de lúpulo Cascade premium conferem a essa Pale Ale seu bouquet perfumado e sabor picante.

TORPEDO IPA 7.2%
A Sierra Nevada Torpedo Ale é uma esplendorosa IPA americana; ousada, firme e repleta de sabores e aromas com destaque para o complexo caráter cítrico e de ervas que remete ao pinho, que caracteriza os lúpulos americanos.

▪ SMUTTYNOSE BREWING CO.

BOUNCY HOUSE 4.3%
Estilo IPA. O corpo maltado sutil desta pale golden ale destaca o sabor do lúpulo e permite que sua fragrância de lúpulos secos seja realçada.

VUNDERBAR PILS 5.10%
Cerveja estilo pilsener alemão.

▪ STONE BREWING CO.

DOUBLE BASTARD 11.2%
Ale americana forte

IMPERIAL RUSSIAN STOUT 10.6%
A Stone Imperial Russian Stout é super densa e rica. Essa cerveja encorpada e intensamente aromática apresenta diversas notas de anis, groselha, café e tostados.

MATT’S BURNING ROSIDS 10.5%
A Burning Rosids é uma saison de estilo belga que incorpora um exclusivo malte defumado em madeira de cerejeira (o nome faz referência à família das rosídeas, que deram origem às cerejeiras).

QUADROTACTICLE 9.3%   
Optamos por não seguir os passos dos monges que conceberam a Quadrupel. Sendo assim, adicionamos triticale, um grão híbrido que combina o sabor agradável do trigo com a durabilidade fundamental e o aroma do centeio, para dar nova vida ao teor de malte. Assim, essa cerveja totalmente reinventada conseguiu produzir um efeito diferente das suas antecessoras belgas clássicas, ainda assim de forma graciosa. Não muito doce, mas rica em sabores, que remetem a frutas secas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!