sábado, 29 de novembro de 2014
Europa apresenta técnicas avançadas à Ceasa de Minas
Melhor infraestrutura, produção de energia, manuseio de pescado, rastreabilidade das carnes, qualidade dos produtos, embalagem. Tudo isso foi visto em viagem realizada por um grupo montado pela Ceasa mineira, que esteve em centrais de abastecimento de Portugal, Espanha e França.
Comerciantes, produtores, funcionários da CeasaMinas e alunos do UniCeasa que participaram da visita técnica às centrais de abastecimento de Lisboa, Madri e Paris reuniram-se na sede da UniCeasa para avaliar a viagem e apontar os aspectos dos mercados internacionais que podem ser usados como referência para a modernização da CeasaMinas. A delegação formada por 31 pessoas visitou a Europa em outubro.
“Estávamos apreensivos com a viagem, mas ficamos muito satisfeitos com a forma como foi conduzida. Mesmo com os horários apertados, conseguimos ter um aproveitamento muito bom. Meu desejo é que a gente dê continuidade e coloque em prática tudo aquilo que vimos e aprovamos”, afirmou Caio Gomide, presidente da ACCeasa.
O diretor financeiro da CeasaMinas e professor do UniCeasa, Gustavo Almeida, apresentou algumas fotos que exemplificam ações que podem ser adotadas pela CeasaMinas. A criação de marca para FLV, a paletização, o uso de câmaras frias por produtores do MLP e a classificação dos produtos são alguns destes itens.
O coordenador do curso de pós-graduação da UniCeasa, Altivo Cunha, relembrou algumas características que chamaram a atenção. “Em Lisboa, há uma moderna infraestrutura viária e de produção de energia elétrica. Em Madri, vimos um centro de treinamento para manuseio de pescado e outros cursos que atendam à demanda dos lojistas. Em Paris, observamos a rastreabilidade total da carne”, cita.
Alguns alunos do curso de pós-graduação que não puderam viajar também participaram do encontro. Ao final, cada um identificou, entre 16 itens, aqueles que podem ser aplicados na CeasaMinas. Alguns dos aspectos observados foram especialização dos pavilhões, limpeza, segurança, embalagem dos produtos, qualidade dos produtos e relações contratuais.
Fonte: Departamento de Comunicação
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