sexta-feira, 7 de abril de 2017

Ovos de codorna: saiba mais sobre ele

                             Resultado de imagem para ovo de codorna

O mês de abril trás a oportunidade para se comprar ovos de codorna mais barato. A caixa com 30 dúzias está sendo negociada nas Ceasas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais a R$ 50; ou pouco mais de R$ 1,60 a caixinha com uma dúzia. Vale a pena depois seguir as receitas que estão na página do CeasaCompras no Facebook.

Os ovos de todas as aves são ótimo alimento. O ovo de galinha, que é o mais usado na alimentação humana, pesa aproximadamente 50 g, sendo que 35 g correspondem à clara e 15 g à gema. A clara do ovo contém a proteína albumina, que é solúvel em água, e outras, como a conalbumina, ovoglobulina e ovomucóide. Na gema encontra-se a ovovitelina, que é uma proteína ligada ao mineral fósforo. 

O ovo fresco tem uma reação ligeiramente ácida, devido ao dióxido de carbono que se solubiliza na clara. À medida em que o ovo envelhece, parte do dióxido de carbono sai pela porosidade da casca, dando entrada ao ar externo, que o vai alcalinizando.

Como Comprar

Compre os ovos novos e limpos. No ovo novo a casca é áspera e fosca, no velho é lisa e com certo brilho. O ovo velho flutua quando colocado na água; ao ser quebrado, observa-se que a clara se encontra quase liquefeita e a gema bem dilatada. No ovo novo, a clara e a gema estão firmes, formando uma pequena pirâmide. Ovo especial - peso mínimo 48 g Ovo comum - peso mínimo 35 g

Como Conservar

Os ovos inteiros devem ser conservados sob refrigeração por até 10 dias. Pode-se também congelar ovos inteiros (sem a casca), ou clara e gema separadamente. Neste caso, devem ser usados logo após o descongelamento e não devem voltar a ser congelados

Como Consumir

Pode ser consumido cru ou cozido. Cozinha-se em fogo brando, banho-maria ou em forno a baixa temperatura e com a vasilha colocada em recipiente com água. Com 10 min. de cocção, obtém-se um ovo cozido duro.

Dicas

Para evitar que se forme uma camada escura de sulfureto de ferro entre a clara e a gema, no ovo cozido, esfrie-o rapidamente em água corrente depois de cozido.

E para preparar ovo quente, observe a seguinte evolução do endurecimento Tempo (min.) Parte endurecida 3 1/3 da clara 4 2/3 da clara 5 Toda a clara 6 Toda a clara + 1/3 da gema 7 Toda a clara + 2/3 da gema 8 Toda a clara + toda a gema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!