sexta-feira, 13 de março de 2015

Proteção de nascentes reduz efeitos da estiagem na área rural fluminense

No programa de incentivos Rio Rural 1.192 nascentes já foram protegidas em microbacias hidrográficas atendidas pelo programa.
  


O Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, chega a marca de 1.192 nascentes protegidas, em propriedades rurais no estado. A iniciativa integra as ações do programa que promove o desenvolvimento rural sustentável em microbacias hidrográficas fluminenses, com incentivos financeiros não reembolsáveis e conscientização da população do campo. O número se aproxima da meta do Rio Rural, que é proteger 2.016 nascentes até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A conservação de recursos hídricos ajuda a regularizar o ciclo da água. Sua maior disponibilidade, também diminui os efeitos da seca na pastagem e na lavoura, incrementando as produções agrícola e pecuária. O produtor de leite Genilson de Souza Pinto, morador da microbacia Rio Preto, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, é um exemplo. Na recuperação ambiental ele está tendo um aliado para enfrentar a estiagem no estado.

Genilson recebeu R$ 2.330 do Rio Rural para isolar, pela segunda vez, uma área de nascente em sua propriedade. Com o dinheiro, comprou cerca e arame para proteção da área. O trabalho permitiu que mesmo com a escassez das chuvas, não faltasse água para a sua família e para o gado.

- Se eu não tivesse protegido as nascentes, não teria sequer como viver aqui. Essas nascentes foram a minha salvação. - afirmou.

Além da proteção de nascentes, o produtor também recebeu do programa recursos para a aquisição de uma motopicadeira. O equipamento é utilizado para triturar a cana e o capim que alimentam o gado durante a estiagem.

- Estou acostumado a dar a ração aos animais durante dois meses por ano. Este ano, fiz isso por cinco meses. A picadeira ajudou bastante na hora da seca - contou ele.

De acordo com o programa já foram investidos cerca de R$ 2,152 milhões na proteção de nascentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!