sexta-feira, 13 de março de 2015

Minas Gerais: preços de hortigranjeiros teve alta de 7,3% em fevereiro


O preço médio do grupo formado por frutas, hortaliças e ovos apresentou alta de 7,3% em fevereiro no comparativo com janeiro, no atacado do entreposto de Contagem da CeasaMinas. No mês passado, a oferta caiu 12,2% em relação a janeiro, influenciada pelo número menor de dias de fevereiro e pelo Carnaval, quando diminui o movimento de compradores no entreposto.
   

Outros fatores que contribuíram para a alta do preço e queda na oferta foram a estiagem, o aumento da demanda por alimentos típicos de saladas por causa do calor e a entressafra já esperada para alguns produtos nesta época.

No subgrupo das hortaliças, que ficou 9,6% mais caro, os produtos que mais pressionaram os preços foram o chuchu (157,9%), cenoura (24,4%), couve-flor (21,6%) e cebola amarela (14,8%).

A batata, apesar de ter apresentado queda de 7,7% no preço no comparativo com janeiro deste ano, ficou 75,6% mais cara do que em fevereiro de 2014. De acordo com o chefe da Seção de Informações de Mercado da CeasaMinas, Ricardo Fernandes Martins, os baixos preços do 2º semestre de 2014 junto com o temor pela estiagem prolongada levaram muitos produtores a reduzirem a área plantada, ocasionando a redução da oferta.

Entre as quedas de preços das hortaliças, destacam-se o repolho (-29,3%), moranga (-24,8%), beterraba (-3,9%), mandioquinha ou batata baroa (-2%) e berinjela (-1%). Destes, apenas o repolho e a berinjela podem ser considerados dicas de consumo, uma vez que os demais estão com preços apenas regulares.

O preço do quiabo, embora tenha fechado o mês de fevereiro com aumento de 30,6% frente a janeiro, já cedeu e está entre as dicas de consumo das hortaliças, junto ainda com jiló e mandioca.

Frutas

Já o subgrupo das frutas ficou 3,4% mais caro na comparação com janeiro, mas apresentou queda de preço de 2,7%, em relação a fevereiro de 2014. Os produtos que mais contribuíram para a alta foram a banana prata (20,2%), manga (8,8%) e abacaxi (6,8%).

A maçã nacional, apesar de ter ficado 7,1% mais cara, deve apresentar queda de preço e aumento da oferta ao longo dos próximos 90 dias, quando de inicia o melhor período de colheita da fruta.

A melancia (6,2%) é outro produto que, embora tenha fechado fevereiro mais caro, ainda assim constitui uma boa dica para o consumidor. 

Entre as quedas de preços, estão os mamões formosa (-17,5%) e havaí
(-6,3%), goiaba (-18%), limão tahiti (-13,6%) e banana nanica (-6,3%). Além destas frutas, serve como dica de consumo a laranja.

Ovos

No balanço de fevereiro com janeiro deste ano, os ovos ficaram 43,7% mais caros, influenciados pelo início da Quaresma, quando o consumo tradicionalmente é maior. Mas quando se compara a primeira semana de março deste ano com a Quaresma de 2014 (primeira semana de abril), a alta está em 1,9%.

Dicas de consumo para o consumidor em março


HORTALIÇAS

- Repolho
- Berinjela
- Quiabo
- Jiló
- Mandioca


FRUTAS

- Melancia
- Banana nanica
- Goiaba
- Limão tahiti
- Mamão formosa
- Mamão havaí
- Laranja
- Maçã nacional (tendência de queda ao longo dos próximos 90 dias)


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