sexta-feira, 13 de março de 2015

Mirian Leitão na CBN : Com renda pressionada, consumidor deve ser mais seletivo em 2015

  
 Um dos efeitos da inflação no ambiente recessivo é a perda da renda. Estamos passando por um momento assim. Nesse cenário, os rendimentos do trabalhador brasileiro podem amargar uma queda em 2015. Nem tudo vai caber no orçamento das famílias, que devem ficar mais seletivas no consumo.

A inflação é uma destruidora de renda real. É difícil acompanhá-la e superá-la quando ela está subindo assim. Especialistas projetam que o IPCA deve fechar o ano entre 7,5% e 8%. Em 12 meses, a inflação está em 7,7%. Como o país não cresceu ano passado e dificilmente crescerá esse ano, o trabalhador corre risco de perder renda.

Outro fenômeno é o aumento no número de pessoas procurando emprego. Normalmente, isso reduz renda e salário.

O aumento no preço da energia e de outros insumos, especialmente os importados, eleva os gastos das empresas e as coloca em dificuldades para manter e criar novas vagas de trabalho. Uma matéria do GLOBO fala sobre a estimativa de perda de renda, que pode chegar a 5% no ano. Ainda é cedo para saber.

A reportagem lembra que, nos últimos 10 anos, houve crescimento real da renda do trabalho. O consumo cresceu mais, pela expansão do crédito após a estabilização. O momento pior para a renda não quer dizer, contudo, que o consumo vá sofrer uma queda generalizada.

O consumidor deve se tornar mais seletivo, escolhendo pagar suas dívidas. Os juros sobem, o custo do crédito aumenta e os bancos estão mais seletivos. Nem tudo vai caber no orçamento das famílias, que irão escolher o que consumir. É o que deve acontecer em 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!