quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Limão volta a ser o vilão nas compras de feira

                      Imagem relacionada

A fruta não está em safra normal e o que tem segue para exportação aproveitando a alta do dólar.

Quem foi no sacolão ou na feira deve ter se assustado com o preço do quilo do limão Tahiti, que está custando entre R$ 6,50 e R$ 7. O fenômeno do preço alto, mais um vez, teve início há poucos dias, pegando os consumidores de surpresa. A produção da fruta está fora de época, e somente em dezembro é que deverá chegar ao mercado com mais intensidade. Portanto, os preços deverão ficar nesse patamar alto até o final do ano.

Considerada uma das preciosidades da citricultura nacional, o limão é cultivado nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pará e Rio de Janeiro.  O estado paulista responde diretamente por 76% do rendimento nacional, de acordo com estudos apresentados pela Embrapa. E apenas um município deste estado, Itajobi, reponde por 80% da produção estadual que é cuidada por 3mil famílias de produtores rurais. 

O Brasil exporta 70 milhões de toneladas/ano. Por isso, os produtores rurais de grandes centros, como São Paulo, estão preferindo vender mais lá fora e aproveitar a alta do dólar aqui dentro do país. Com isso, quem perde é o mercado de consumo interno e os preços aumentam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!