segunda-feira, 9 de abril de 2018

CeasaMinas: preço médio de hortigranjeiros fica 6,6% maior

                                Resultado de imagem para mamão formosa

As maiores altas ficaram por conta do mamão Formosa (56,1%), manga (27,5%) e ovos (14,2%), enquanto as baixas registradas, por exemplo, são as da batata (-7,5%), tomate (-8,7%) e chuchu (-34,8%).

O grupo dos hortigranjeiros, que inclui hortaliças, frutas e ovos, apresentou alta no preço médio de 6,6% no comparativo de março com fevereiro, no atacado do entreposto de Contagem da CeasaMinas. Alguns dos produtos que mais influenciaram o aumento do grupo, a exemplo da cenoura, beterraba e mamão formosa, passam por períodos de ofertas reduzidas, em razão de entressafras aliadas a problemas climáticos. Ainda assim, o consumidor pode encontrar produtos com preços em queda, entre os quais estão o abacate, a goiaba e o limão tahiti.

O chefe substituto da Seção de Informação de Mercado da CeasaMinas, Douglas Costa, explica que, de modo geral, a situação de preços fica melhor para o consumidor a partir de maio, por conta da melhoria do clima nas regiões produtoras. "De todo modo, a recomendação é a de sempre pesquisar e ficar atento às dicas de consumo próprias de cada época".

Entre as hortaliças, cujo preço médio foi em média 1,9% maior, os destaques das altas foram a beterraba (13,2%), cenoura (12,1%) e moranga (11,3%). Entre as quedas, estão o chuchu (-34,8%), batata (-7,5%) e tomate (-8,7%). Apesar da redução de preço em março, a batata poderá apresentar altas a partir deste mês de abril por causa de uma redução na oferta.

Já o tomate, apesar de ter ficado 8,7% mais barato em março, deve exigir atenção do consumidor, pois problemas climáticos ainda podem contribuir para alta de preço.

Frutas

As frutas ficaram em média 10,4% mais caras no balanço, influenciadas principalmente pelos aumentos do mamão formosa (56,1%), manga (27,5%), laranja (16%) e banana prata (14,6%). O mamão foi afetado por problemas climáticos em regiões produtoras do Sul do Bahia e do Norte do Espírito Santo. O preço maior da laranja está ligado, entre outros fatores à menor oferta de variedades, o que reduz a concorrência.

Já a banana prata, além de estar em entressafra, teve a produção afetada por problemas climáticos em São Paulo e Santa Catarina. Já a manga entrou em entressafra, após passar por um período de preços mais baixos.

A boa notícia para quem não abre mão de frutas no cardápio é que há várias opções com bons preços. Entre elas, os destaques são a tangerina ponkan, que começou a entrar em um período de maior oferta, com queda de 16,8% no preço em março. O pico da safra desta fruta deverá se dar entre maio e setembro.

A goiaba, cuja maior oferta se dá entre março e maio, é outra dica, com redução de 10,9% no preço. Vale aproveitar também a situação favorável de consumo do abacate, que ficou 9,2% mais barato em março, devendo se manter com preços baixos até julho, de acordo com calendário de comercialização da CeasaMinas. Já o limão tahiti ficou 6,6% mais barato, com bom volume previsto para até fim de abril. A partir de maio, a fruta deverá entrar em um período regular, com tendência de leve alta no preço.

Merece destaque também o caqui, cujo período safra deve se prolongar até junho. Para se ter uma ideia, o preço médio do caqui em março chegou ser 45% menor em relação ao início de safra, no mês de janeiro, no atacado da CeasaMinas.

Ovos

Os ovos ficaram 14,2% mais caros em março, por conta do início da Quaresma, quando tradicionalmente esse produto apresenta seu preço mais alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!