Anúncio foi feito pelo secretário de Agricultura estadual, Christino Áureo, em encontro com produtores de flores e plantas ornamentais em Barra de Guaratiba, Zona Oeste carioca.
Em meio a uma das mais importantes coleções de plantas vivas existentes em todo o mundo, cerca de 100 produtores de flores e plantas ornamentais da Região Metropolitana fluminense, se reuniram com o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, na quinta-feira (24/9), no sítio Burle Marx, em Barra de Guaratiba.
Promovido pela Associação de Produtores de Plantas Ornamentais Rural Guaratiba, criada em 2012, o encontro foi uma oportunidade para o secretário falar sobre a importância da assistência técnica rural aos floricultores e informar sobra a implantação na região do Programa Rio Rural, de incentivo ao desenvolvimento rural sustentável em microbacias hidrográficas do estado.
- Queremos ampliar o trabalho de assistência pelos técnicos da Emater-Rio e trazer o Rio Rural, que poderá oferecer recursos diretos aos produtores e a projetos variados de uso coletivo a fim de incrementar a atividade - informou ele.
Satisfeita, a produtora Taíssa Abtibol, do sítio das Palmeiras, comemorou as novidades anunciadas.
- Com mais apoio poderemos melhorar a produção e manter a área rural com preservação do ambiente - afirmou ela, preocupada com o crescimento urbano em Guaratiba.
Na avaliação do presidente da Associação de Produtores de Plantas Ornamentais Rural Guaratiba, Werner Haeberle, o encontro foi um incentivo para o grupo.
- O secretário Christino mostrou seu interesse em ajudar os produtores. Essa aproximação com a secretaria e a Emater-Rio vai favorecer avanços na atividade - acrescentou.
A produtora e diretora administrativa da associação, Adelaide Barbosa também classificou como produtivo o encontro. Ela elogiou o trabalho do Programa Florescer, da secretaria estadual de Agricultura para fomento à floricultura no estado, enfatizando o apoio técnico e as palestras de capacitação para os associados, entre outras ações.
Na ocasião, Christino Áureo também falou sobre os Jogos Olímpicos de 2016, lembrando que mais importante do que fornecer flores para o evento, será a capacitação dos produtores para atender à demanda.
- Será mais um dos legados dos Jogos para o Rio de Janeiro - concluiu ele, ressaltando a marca deixada pelo paisagista Burle Marx, responsável por tornar a região uma das maiores produtoras de plantas ornamentais do estado.
O sítio Burle Marx conta com acervo botânico e paisagístico que inclui cerca de 3,5 mil exemplares cultivados, com ênfase em plantas tropicais originárias do próprio território brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!