segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Como será a primavera de 2015?

                              


A estação de transição para o verão está sob a influência do El Niño. A chuva deve ficar muito acima da média no Sul do Brasil. Áreas de São Paulo e de Mato Grosso do Sul também serão beneficiadas com muita chuva, mas outras partes do país, como o norte de Minas Gerais e a Região Nordeste ainda vão enfrentar meses de seca ou de chuva escassa.

Além disso, o fenômeno deixa a temperatura acima do normal e a estação promete ser quente especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste.

A primavera começa nesse dia 23/9, às 5h20 (hora de Brasília), e marca o início da safra de verão, como o começo da semeadura da terra; bem como, a recomposição dos reservatórios nesse época do ano.  Mas, boa parte do país irá sofrer com a seca, como os estados do nordeste, que ainda estão lidando com a escassez de água.  Em outubro, segundo o meteorologista do Clima Tempo,  Alexandre Nascimento,  vamos ter muito calor; novembro, chuvas, e dezembro, seca ainda mais no Nordeste. 

De acordo com o mapa descrito, teremos chuva extrema nos estados do Sul, como Rio Grande e Santa Catarina, incluindo parte do Paraná, estados do Centro Oeste e do Norte.  Chuva regular e dentro da média, em parte de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de todo o Norte.

As chuvas abaixo do normal vão atingir quase a totalidade de Minas Gerais, Norde do Rio de Janeiro, todo o Espírito Santo e o Nordeste do país.

Nesse cenário estão importantes áreas de plantações de alimentos, o que nos coloca 2016 em cheque com possível aumento de preços de dimuição dos produtos nas centrais de abastecimento.

Veja análise do tempo na Primavera e início do Verão neste vídeo do Clima Tempo.


http://www.climatempo.com.br/videos/video/B5K1hJWm4C4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!