segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Guaratiba (RJ): centro de pesquisa cria alimentos para rãs e peixes


Por Jeline Rocha e Pamela Araujo

Presidente da Fiperj, Essiomar Gomes conheceu o trabalho desenvolvido na estação e destaca a qualidade das pesquisas

 Em continuidade a visitas às unidades da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), que começaram pelo Escritório Regional da Costa Verde, em Angra dos Reis, o presidente Essiomar Gomes esteve nesta segunda-feira, dia 2, na Estação Experimental de Aquicultura Almirante Paulo Moreira, em Guaratiba. Com o diretor de Pesquisa e Produção, Augusto Pereira, Essiomar percorreu cada espaço da unidade que realiza estudos com rãs, macro e microalgas, peixes marinhos e outros organismos aquáticos.

- Fiquei impressionado com o empenho dos pesquisadores no desenvolvimento dos trabalhos realizados no espaço, muitos deles em parceria com universidades e fundações. Mas acredito que ainda há muito a ser melhorado em infraestrutura. Essa unidade de pesquisa é o coração da Fiperj, e precisamos cuidar muito bem dela - afirma Essiomar.

Segundo o diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj, Augusto Pereira, entre as linhas de pesquisa desenvolvidas na Estação estão: Ecologia de Ambientes Aquáticos; Nutrição de Organismos Aquáticos; Reprodução, Larvicultura e Engorda de Anfíbios, Moluscos e Peixes para Aquicultura; e Produção de Plâncton.

- Os estudos envolvem o monitoramento de recursos pesqueiros; o desenvolvimento e efeitos de dietas no cultivo de algumas espécies de peixes; e aspectos nutricionais da carne de rã, entre outros temas. Um exemplo de produto decorrente dessas pesquisas é a formulação de ração balanceada para bijupirá e girinos de rãs-touro - explica a pesquisadora Silvia Mello, coordenadora de Aquicultura da Fiperj.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!