sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Produtos da agricultura familiar terão identificação no Mercosul


Para celebrar os dez anos de criação da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf) e o encerramento do Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena - instituído pela Organização das Nações Unidas, foram criados os Selos Nacionais de Identificação da Agricultura Familiar, durante a XXII Reaf, realizada na primeira semana de dezembro, em Montevidéu, no Uruguai.

Cada país membro da Reaf irá desenvolver o seu próprio selo onde constará também a identificação do Mercosul, mas o Brasil já possui a marca desde 2012. O Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) é emitido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e terá apenas o acréscimo da identificação do Mercosul.

"Os selos são instrumentos fundamentais para estimular a identificação e visibilidade dos produtos da agricultura familiar, criando oportunidades de comercialização e alternativas de consumo consciente e responsável para estes produtos", destacou o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor do MDA, Onaur Ruano.

Durante o encontro, os participantes também fizeram um balanço dos últimos dez anos de trabalho, identificando os principais avanços e desafios para o futuro. "A Reaf é um espaço de diálogo político sobre políticas públicas, onde são definidas diversas iniciativas de cooperação técnica internacional. Ela organiza iniciativas de caráter regional além de promover o diálogo direto entre os países", explicou o coordenador da Assessoria Internacional do MDA, Caio França.
Participaram cerca de 150 representantes de governos, movimentos e organizações sociais da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Reaf

A cada ano, um dos países membros assume a presidência pró-tempore da Reaf. O último encontro marcou o fim do mandado da Argentina e o início da gestão do Brasil, que sediará a próxima reunião. A Reaf foi criada em 2004, por sugestão do governo brasileiro, como órgão assessor do Mercosul para temas relacionados à agricultura familiar. Seu método de funcionamento está baseado na participação de governos e sociedade civil, que tem direito à voz em todas as instâncias de trabalho da Reunião.

"Ao longo de seus dez anos de existência, consolidou-se como uma das experiências mais exitosas de integração e cooperação regional para a elaboração de políticas públicas aplicadas para o fortalecimento da agricultura familiar", afirmou o coordenador da Assessoria Internacional do MDA.



Fonte: website do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!