segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Lavouras de abacaxi premiadas em São João da Barra


Três produtores incentivados pelo programa Frutificar, do governo estadual fluminense, foram os vencedores no I Festival do Abacaxi, realizado no final de novembro, neste município do Noroeste do Rio de Janeiro.

Os produtores Reginaldo Silva de Souza, Arlindo Almeida da Silva e os irmãos Adeilson e Joilson Viana Toledo todos incentivados pelo Programa Frutificar, da secretaria estadual de Agricultura, tiveram o reconhecimento da qualidade de suas lavouras, no I Festival do Abacaxi em São João da Barra, neste final de semana. O grupo conquistou o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, na disputa. Todos os produtores premiados recebem a assistência técnica e financiamento do programa para incentivo à fruticultura irrigada no estado. De acordo com o Ronaldo Soares, coordenador do Programa Especial de Fomento Agropecuário e Tecnológico - Pefate, da secretaria estadual de Agricultura, isso comprova a excelência do pacote tecnológico ofertado pelo programa aos produtores assistidos.

"O pacote que vem sendo implementando inclui mudas de qualidade e alto padrão genético, alta eficiência da irrigação, programa de adubação e dos tratos culturais e fitossanitários. Isso permite que os produtores possam colher suas lavouras seis meses antes do previsto, com frutos de melhor tamanho e qualidade, aumentando em 38% a rentabilidade da atividade", destacou.

A secretaria de estadual de Agricultura, através do Frutificar, desde 2008, investiu mais de R$ 1.600.000,00 na atividade, em São João da Barra, financiando 70 produtores, o que representa 100/ha de abacaxi. Neste ano, o município espera colher uma safra recorde de 18 milhões de pés da fruta. São João da Barra é um dos maiores produtores de abacaxi da região.

Durante o I Festival do Abacaxi, que aconteceu nos dias 28, 29 e 30/11, no distrito de Sabonete, técnicos da secretaria deram palestras aos produtores sobre a adequação ambiental da propriedade rural, apresentada pela técnica do programa Joana Siqueira, e documentos do produtor rural, ministrada pelo estensionista da Emater-Rio, Felipe Pereira dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!