segunda-feira, 1 de maio de 2017

Benefícios do abacaxi para a saúde

Aproveite que a fruta está mais barata para o consumidor e aproveite essa verdadeira bomba de reforço para seu corpo.


                     Resultado de imagem para abacaxi pérola
                                                          Abacaxi pérola

No Brasil, ela é conhecida como abacaxi. Em outros países da América Latina, recebe o nome de ananás, como também em vários países da Europa. Nos países de língua inglesa – e em muitos outros lugares -, recebe o nome de pineapple. Nomes à parte, a verdade é que essa fruta de corpo escamoso e cabeça cheia de folhas espinhosas é muito apreciada por todos, seja pelo seu sabor refrescante e suculento, seja pelos benefícios que ela oferece para quem a consome.

O abacaxi pérola é um das cinco variedades que são comercializadas na CEAGESP, ao lado do tipo havaí, gold, gomo de mel e jupi. Entre eles, o pérola é facilmente identificável pelo seu formato em gota (mais gordo na base e mais fino próximo à coroa de folhas). De polpa branca, suculenta, pouco ácida e muito doce, é perfeito para ser consumido in natura, mas fica também muito saboroso quando assado na brasa, servido com canela em pó, ou em fatias grossas ao natural bem geladas, salpicadas de raspas de limão.

BENEFÍCIOS

Independente da forma consumida, essa fruta traz inúmeros benefícios à saúde, como vitaminas C, A e B1, além de magnésio, cobre, manganês, ferro, fibras e bromelina (enzima associada à diminuição da coagulação sanguínea), além de ser pouco calórico (apenas 52 calorias em 100 gramas do produto). Veja outras propriedades:

    Facilita a digestão das proteínas
    Equilibra a pressão arterial
    Aumenta a imunidade
    Promove a saúde dos olhos
    Fortalece os ossos
    Auxilia no tratamento e prevenção de doenças urinárias
    Recupera e protege a pele
    Diminui náuseas e enjoos
    Ameniza as dores pós treino

A casca do abacaxi possui tantos nutrientes quanto sua polpa. Portanto, não a desperdice e utilize a casca também no preparo de chás e sucos. Basta lavar bem a casca, deixar de molho em água com vinagre por 15 minutos (a proporção ideal é de um litro de água com 2 colheres de sopa de vinagre), descartar essa água e ferver as cascas em água limpa por uns 15 minutos.

DICAS

Na hora de comprar, verifique as folhas da coroa: quanto mais espinhos ela tiver, mais azedo estará. Outro bom indicativo é ver se as folhas da coroa estão muito juntas, pois quanto mais aberta elas estiverem, mais doce será o abacaxi. Verifique ainda se as escamas estão mais aberta ou fechadas: quanto mais abertas, mais doce estará a fruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!