segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Flores comestíveis fazem muito bem para a saúde

CHEGOU A PRIMAVERA  - Elas são fontes de vitaminas e podem atuar como antioxidantes, além de embelezar o seu prato.

               Resultado de imagem para Flores comestíveis fazem muito bem para a saúde

Elas despertam os nossos sentidos. Além da visão e do olfato, mexem também com o paladar. Com a chegada da primavera, as flores comestíveis são ótimas opções para enfeitar os pratos e ainda fazem bem para a saúde.

De acordo com o nutricionista Matheus Motta, é possível encontrar nas pétalas minerais, vitaminas e compostos fitoquímicos que trazem benefícios para o organismo.

— Os compostos fenólicos, por exemplo, podem atuar como antioxidantes e anti-inflamatórios. Há também os flavonoides que possuem efeitos antimicrobiano e antiviral. Em geral, as flores atuam como frutas e verduras e são fontes extra das vitaminas A e C — explica Motta.

Algumas delas estão bastante presentes no nosso cotiano como o açafrão, a alcachofra, a alcaparra, o brócolis, a couve-flor, além da camomila e do hibisco que são consumidos em chá, por exemplo. De forma geral, esses alimentos possuem um baixo valor calórico — cerca de 40 calorias por 100 gramas — e carregam grande quantidade de nutrientes.

Apesar disso, como diz o ditado, nem tudo são flores. A metabologista Cassandra Pauperio alerta que algumas espécies apresentam potencial tóxico à saúde. Associado a isso, há pessoas que sofrem com rinites alérgicas e crises de asma provocadas pela alergia ao pólen presente nas flores.

— O correto é sempre pesquisar antes de comer. É importante adquirir de produtores que façam o cultivo especialmente para o uso culinário. Isso porque, mesmo que o cultivo seja feito em casa, o uso de agrotóxicos ou o tratamento químico pode ser prejudicial — afirma Cassandra, acrescentando que pessoas com alergia ao pólen não devem ingerir em hipótese alguma.

Saiba o tipo de flor para o seu prato:

Amor-perfeito: Tem textura aveludada e é refrescante. Boa para saladas ou aromatizar vinagres.

Begônia: As flores de Begônia podem ser encontradas nas cores vermelhas, amarela, laranja e rosada. São muito apreciadas em virtude de sua acidez agradável. Suas flores podem ser usadas nas saladas, em arranjos e sobre coberturas. Em alguns pratos como ensopados, pode substituir o ruibarbo.

Calêndula: Suas pétalas podem ser misturadas ao arroz, ao peixe, à sopa, aos queijos, iogurtes e omeletes, dando uma coloração como a do açafrão. Pode ser usada também como corante de manteiga e queijos. Apenas as pétalas devem ser consumidas, desprezando-se o miolo.

Capuchinha: São flores fáceis de cultivar, elas trazem uma explosão de cor a qualquer salada. São boas recheadas, cristalizadas ou como ornamento. Possuem um gosto ligeiramente apimentado. As sementes podem até ser usadas para substituir pimentas tradicionais. A planta inteira é comestível. 

Flor de Abobrinha e Abóbora: Também conhecida como flor de cambuquira. Pode ser recheada com queijo e acompanhar pratos salgados ou ainda servir de ingrediente para sopas.

Violeta verdadeira: Não é a violeta-africana, encontrada nas floriculturas. Quando fresca, é usada em saladas. Cristalizada pode ser usada para decoração de bolos, pudins e sorvetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!